Home / LETREIRO / Veja como deixar o PC mais rápido

Veja como deixar o PC mais rápido

notebooksÉ praticamente inviável conseguir ter sempre o computador mais moderno e rápido do mercado, a menos que o leitor esteja disposto a investir pesado em novidades de hardware. Mesmo os PCs que já foram de última geração em pouco tempo começam a apresentar lentidão. Em muitos casos, não indica que seja necessário substituir componentes ou comprar um novo equipamento. O que ocorre é que na maioria das vezes falta uma manutenção preventiva no sistema operacional, que pode ser feita sem exigir conhecimentos avançados em informática.

E para aqueles leitores que costumam armazenar muitas fotos, vídeos, músicas etc. não é preciso se preocupar em fazer uma faxina nos arquivos. Diferentemente do que muitos acreditam, arquivos não “pesam na memória”, eles consomem espaço em disco. Nessa coluna serão apresentadas dicas sobre como deixar o PC mais rápido sem que seja preciso investir em novos componentes.

Otimizando a inicialização do sistema operacional
É muito comum o usuário instalar programas para testar as suas funcionalidades ou mesmo para realizar alguma tarefa ocasional e depois nem lembrar que o programa foi instalado. Em termos gerais, é recomendável verificar quais programas estão sendo executados em segundo plano, o que pode implicar no consumo desnecessário de recursos do PC.

A execução em segundo plano é um artifício que o desenvolvedor do programa encontrou para tornar a sua execução mais rápida, pois o programa é “pré-carregado” durante a inicialização do sistema operacional e fica em execução sem que seja percebido. Vale salientar que os recursos consumidos por programas executados em segundo plano não irão pesar tanto quanto se o programa estivesse aberto, mas se vários programas estiverem sendo executados em segundo plano, a soma dos recursos consumidos podem representar uma perda drástica de desempenho do PC.

Para limitar a quantidade de programas carregados durante a inicialização siga os seguintes passos:

1 – Clique no botão iniciar, na opção executar digite msconfig, e tecle ‘ENTER’;
2 – Clique na aba ‘Inicialização de programas’ e desmarque os programas que não considera importante carregar sempre que o PC for inicializado;

Se o leitor não tiver certeza sobre a importância de algum programa é recomendável pesquisar sobre ele. Se preferir, o leitor pode postar a sua dúvida na área de comentários dessa coluna.

Limpando o registro do Windows

Todo o programa que for instalado no Windows tem uma “chave” criada no registro. Essa “chave” serve como um índice para que o sistema operacional localize o executável do programa. Porém, quando o programa é desinstalado pode acontecer que a “chave” permaneça válida e em alguns casos comprometendo a estabilidade do sistema. É possível remover essa “chave” manualmente, mas é um processo que oferece riscos e por isso destina-se aos usuários avançados. Uma maneira muito intuitiva e simples de identificar e remover as “chaves” inválidas no registro é o uso de programas como o CCleaner.

Desabilitando recursos visuais desnecessários

Um sistema operacional repleto de recursos visuais sem dúvidas fica mais divertido, mas essa diversão pode ser o “gargalo” no desempenho do PC, principalmente se for instalado algum programa adicional para mudar a aparência do sistema. O ideal é evitar programas desse tipo e também desabilitar todo o tipo de recursos visuais do Windows.

Para desabilitar os recursos visuais do Windows, siga os seguintes passos:

1 – Clique no botão “Iniciar” e depois em “Painel de Controle>Sistema e Segurança>Sistema>Configurações avançadas do sistema”;
2- Marque a opção “Ajustar para obter o melhor desempenho” e depois no botão aplicar para que a nova configuração surta efeito;

Liberando mais memória para o computador

Alguns programas, mesmo depois de fechados, podem ficar ocupando desnecessariamente a memória RAM do PC. No geral, o gerenciador de memória do Windows se encarrega de “fazer a limpeza”, porém, esse processo nem sempre remove todo o “lixo” necessário. Para realizar o trabalho completo é recomendável o uso de programas que liberam a memória. O Wise Memory Optimizer é um deles (acesse aqui).

Outra medida simples, que auxilia na liberação de recursos é reiniciar o sistema. O inapropriado disso é que toda a vez que o sistema ficar lento, o PC terá que ser reiniciado.

Existem outras medidas simples que o leitor pode tomar e que também surtem algum efeito, como manter o sistema operacional atualizado e as definições do antivírus. Em alguns casos, a origem da lentidão do sistema pode estar relacionada a alguma praga virtual.

por Ronaldo Prass

Sobre Beto Batalha | IguaíBAHIA.com.br

Érito Roberto (Beto Batalha) - Criador do Site IguaiBAHIA. Criado em Iguaí, onde viveu e estudou até os quatorze anos. Mudou-se para São Paulo em 1980, onde vive até hoje. Formado em Direito. Casado, com Maria do Socorro Rosa Freire, pai de 4 filhos, (dois do primeiro casamento, e dois do segundo casamento). Trabalha atualmente no Ministério Público do Estado de São Paulo.

Veja Também

Flu pega Vasco para quebrar tabu de 60 anos

Na quase centenária rivalidade, Fluminense e Vasco se alternaram muitas vezes entre algozes e fregueses. ...

Deixe um comentário