Home / DESTAQUE 1 / Hemoba alerta para doação de sangue antes de vacina contra febre amarela
Hemoba convoca população a doar sangue antes de tomar vacina da febre amarela Foto: Carol Garcia/GOVBA

Hemoba alerta para doação de sangue antes de vacina contra febre amarela

Após ser imunizado contra a doença, o voluntário fica impossibilitado de doar sangue por quatro semanas.

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), iniciou ação de conscientização para que a população se dirija aos postos de coleta e realize a doação de sangue antes de tomar a vacina contra a febre amarela.  Na Bahia, a campanha de proteção contra o vírus começa no dia 19 de fevereiro.

A diretora de hemoterapia da Hemoba, Iraildes Santana, explica que este período de interrupção no ciclo de doação é uma medida de segurança. “As pessoas que são vacinadas contra a febre amarela devem permanecer afastadas da doação por 30 dias, a partir da data que tomou a vacina. Por isso, fazemos esse alerta à população para que antes de vacinar compareça ao serviço de doação de sangue A interrupção na doação é para evitar qualquer risco que possa ocorrer de transmissão da infecção por via transfusional”.

Além da restrição para quem irá tomar a vacina contra a febre amarela, a Hemoba costuma registrar uma baixa no estoque de bolsas de sangue neste período do ano, por conta da proximidade do Carnaval e de outros festejos populares.

Por| Jairo Gonçalves | Secom/BA

Sobre Wendel Oliveira | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Conselho Municipal de Cultura de Ibicuí se reúne nesta quarta (31)

Para traçarem novas perspectivas e projetos culturais o Conselho Municipal de Cultura de Ibicuí se ...