Home / DESTAQUE DE GIRO / Apagão no Nordeste foi causado por queimada no Piauí, diz ministro

Apagão no Nordeste foi causado por queimada no Piauí, diz ministro

O Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, explicou na noite desta quarta-feira (28), que uma queimada em uma fazenda na região chamada Canto do Buriti, no Piauí, derrubou todo o sistema de transmissão de energia do Nordeste no início da tarde desta quarta. Segundo Lobão, que saiu da reunião de diretoria da Petrobras no Centro do Rio e foi à sede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), também no centro, uma queimada atingiu uma linha de transmissão que passa pela fazenda Santa Clara, no Piauí, e por volta das 14h58m, retirou do sistema cerca de 10.900 megawatts (MW) de energia. O ministro explicou ainda que a carga chegou a ser recomposta de imediato, mas uma nova incidência fez com que se perdesse toda carga do sistema do Nordeste.

Em Iguaí, por volta das 18h30m, novamente ficou sem energia. A Coelba informou que o problema também estava ocorrendo em todo o Nordeste. Uma hora depois, às 19h30m, o fornecimento de energia foi restabelecido.

Queda de energia no Nordeste (Foto: Editoria de Arte/G1)

Edison Lobão explicou que 40 minutos após o acidente já tinha o reinício da ligação da energia em todas as capitais. Por volta das 19 horas, segundo o ministro, apenas algumas cidades do interior ainda estavam sem energia.

— Queimada provoca esse tipo de desligamento e lamentavelmente acontece. Isso já aconteceu outras vezes no Brasil e no mundo inteiro — afirmou o ministro.

Com informações de O Globo

Sobre Redação | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Iguaí: Secretaria Municipal de Educação divulga Calendário Escolar 2017 da Rede Pública de Ensino

Nesta terça-feira (21), a Secretaria Municipal de Educação – SME, por meio de sua Secretária, ...

Deixe um comentário