Home / COLUNAS / Vale a pena assistir o filme: As Sufragistas

Vale a pena assistir o filme: As Sufragistas

Para quem gosta de História não deve perder este filme que aborda a luta pela conquista do voto pelas mulheres inglesas.

Fato importante da história mundial, a obra está dentro do contexto do início do século XX, mas precisamente em 1912, época muito próxima da Primeira Guerra Mundial que aconteceu em 1914. Um fato importante e que causa muita reflexão é que em 1912 o mundo, principalmente o europeu passava por uma fase/período chamado a Belle Époque que normalmente podemos compreender como um momento na trajetória histórica francesa que teve seu início no final do século XIX, mais ou menos por volta de 1880, e se estendeu pela Europa até a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914. Mas, na verdade, não é possível demarcar tão rigorosamente seus limites, uma vez que ela é mais um estado espiritual do que algo mais preciso e concreto.

Sinopse

No início do século XX, após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido. Um grupo militante decide coordenar atos de insubordinação, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio, para chamar a atenção dos políticos locais à causa. Maud Watts (Carey Mulligan), sem formação política, descobre o movimento e passa a cooperar com as novas feministas. Ela enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina, mas decide que o combate pela igualdade de direitos merece alguns sacrifícios.

 

Sobre Wendel Oliveira | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Conselho Municipal de Cultura de Ibicuí se reúne nesta quarta (31)

Para traçarem novas perspectivas e projetos culturais o Conselho Municipal de Cultura de Ibicuí se ...