Home / NOTÍCIAS / BAHIA / Prefeitura de Brumado emite nota de despejo para estudantes da Reusb em Vitória da Conquista

Prefeitura de Brumado emite nota de despejo para estudantes da Reusb em Vitória da Conquista

|Por Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (11), os 21 alunos que moram na Residência dos Estudantes Universitários e Secundaristas de Brumado (Reusb), na cidade de Vitória da Conquista, foram pegos de surpresa com uma notificação de despejo emitida pela prefeitura de Brumado. Na nota, a administração diz que não efetuará mais o pagamento do aluguel no valor de R$ 2.300. 

(Foto Lay Amorim/Achei Sudoeste)

 

“Solicitamos encarecidamente que desocupem o local até o final do mês de agosto”, reza parte da notificação. Os estudantes serão inseridos em uma espécie de programa de benefício social e receberão uma bolsa auxílio. Tal programa deverá ser encaminhado à câmara de vereadores para ser aprovado pelo parlamento. No entanto, se sentindo ameaçados com a notificação de despejo, os estudantes compareceram à sessão legislativa na noite desta segunda-feira (14) e pediram esclarecimentos da administração.

Usando a tribuna livre, a representante da classe estudantil Joanne Vale mencionou que a prefeitura está descaracterizando seu próprio tema de governo: que é Educar Para Libertar. “Que educação é essa que busca prejudicar os estudantes? A prefeitura está equivocada em fazer essa ilação”, disse. Joanne declarou ainda que, de acordo com a proposta da prefeitura, apenas poucos estudantes seriam enquadrados no perfil para receberem a bolsa auxílio, o que tiraria dos demais o sonho de concluir os cursos em busca de qualificações profissionais.

(Foto Destaque Bahia)

“Não deixamos familiares e amigos para traz para irmos brincar de casinha em Vitória da Conquista. Estamos nos sacrificando em busca de qualificações que não existem em nossa terra natal. É uma casa organizada, mas cheia de conflitos que precisamos resolver em equipe, pois são 21 pessoas de formações diferentes aglomeradas. Será que a prefeitura julga que deixamos o aconchego da nossa casa porque gostamos de conflitos e de passar necessidade longe dos nossos pais?”, indagou a estudante.

Segundo ela, na maioria das vezes, as únicas coisas que se encontram para alimentação na casa são arroz, macarrão e feijão. “Passamos muitas necessidades na casa e nenhum representante da prefeitura compareceu para nos indagar se carecemos de algum auxílio. Aí quando a prefeitura resolve falar conosco é por meio de uma ordem de despejo. Isso nos entristece. Portanto, senhores vereadores, estamos aqui para pedir encarecidamente aos senhores que são representantes dos interesses do povo brumadense, e nós fazemos parte desse povo, que, se por ventura esse projeto de despejo e criação da bolsa auxílio vier para essa câmara, não aprovem. Tudo o que queremos é poder contar com o apoio de vocês para podermos alcançar nossos objetivos e nossas formações acadêmicas”, apelou a estudante.

Após o pronunciamento, ela ouviu promessas de apoio das bancadas. Já o presidente da câmara, Leonardo Vasconcelos (PDT), pediu ao líder do prefeito, Reinaldo Brito (PSB), para interceder junto à secretaria municipal de educação, Acácia Gondim, e ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) no intuito de receberem uma comissão dos estudantes para tratar do assunto. A comissão foi formada e vários vereadores se prontificaram a acompanhar a comissão dos estudantes junto à administração brumadense.

 

Sobre Hetone Rocha

Hétone Rocha, natural de Iguaí-BA, 21 anos, graduando bacharelado e licenciatura em Psicologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, ex-repórter da Iguaí FM e Cabo da Reserva do Exército Brasileiro.

Veja Também

Prouni oferece bolsas de graduação em Iguaí-BA

  Estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2019 e desejam ...