Home / DESTAQUE 1 / UESB divulga concorrência do vestibular 2017

UESB divulga concorrência do vestibular 2017

Medicina encabeça a lista, seguida por Direito e Psicologia, já os cursos de Química em Itapetinga tem menos inscritos que vagas.

(Concorrência - UESB)
(Concorrência – UESB)

Nesta quarta (14), a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia divulgou a lista com os cursos e suas respectivas concorrências para as provas de vestibular do próximo ano que serão aplicadas nos dias 15 e 16 de janeiro.

Os estudantes serão submetidos às avaliações nas cidades de Itapetinga, Vitória da Conquista e Jequié, locais que abrigam pólos da UESB. Serão ofertadas, nesse processo, 1 186 vagas. A prova será preenchida por questões objetivas e redação.

A instituição é uma das maiores do estado e tem sua sede na cidade de Vitória da Conquista. Conta com mais de 40 cursos de graduação e mais de 600 projetos de pesquisa. A instituição atende mais de 60 municípios da Bahia, incluindo Iguaí, e norte de Minas além de quase oito mil alunos matriculados em seus três campi.

UESB

No entanto, atravessa uma onda de cortes advinda desde o governo do petista Jaques Wagner e prosseguida no governo de Rui Costa, ironicamente chamado de “Rui Corta” por estudantes e funcionários. Em protesto a tais diminuições no orçamento, bem como as medidas de congelamento em investimentos e reforma do Ensino Médio propostas pelo governo de Michel Temer, estudantes ocupam o campus de Conquista a alguns meses. Somado a isto, a ADUSB¹ aprovou a instauração de greve dos professores no dia 22 de novembro.

Mesmo com tudo isso, as atividades administrativas seguem e a aplicação dos exames está confirmado até o momento. Foram 17 795 inscritos e o curso mais concorrido será o de Medicina em Conquista, com média superior a 220 por vaga. Na sequência, as graduações de Medicina em Jequié (134), Direito em Conquista (55,08), Direito em Jequié (49,43) e Psicologia em Conquista (37,52). A lista segue e você pode acessá-la clicando aqui.

UESB

Em contrapartida, o curso de Química com atribuições tecnológicas em Itapetinga obteve menos inscritos do que vagas ofertadas. Sua concorrência se fixou em 0,76 inscritos por vagas. Quadro semelhante é visto no curso de Química, também em Itapetinga.

Muitos estudantes de Iguaí estarão se deslocando para prestar os exames em janeiro em busca do sonho de ingressar em uma instituição de Ensino Superior de qualidade.

 

 

(1) ADUSB: Associação dos Docentes da Universidade do Sudoeste da Bahia

Para mais informações, acesse www.uesb.br

 

                                                                                                                                           |Por Hétone Rocha

Sobre Hetone Rocha

Hétone Rocha, natural de Iguaí-BA, 21 anos, graduando bacharelado e licenciatura em Psicologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, ex-repórter da Iguaí FM e Cabo da Reserva do Exército Brasileiro.

Veja Também

Prouni oferece bolsas de graduação em Iguaí-BA

  Estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2019 e desejam ...