Home / DESTAQUE 1 / Focos de queimadas em diversos pontos do município de Iguaí

Focos de queimadas em diversos pontos do município de Iguaí

Diversos pontos de queimadas podem ser observados no município de Iguaí. Quem circula pelas estradas que dão acesso ao meio rural tem observado o grande número de focos de incêndio. Nesta sexta-feira (17) um incêndio de larga proporção podia ser visto de vários pontos da Sede. Dava a impressão que estava bem próximo da cidade.

Queimada (1)

De acordo com o Divisão de Processamento de Imagens do  Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais – INPE, foram registrados 21 focos de incêndio em Iguaí, nas últimas 24 horas.

INPE QUEIMADAS IGUAÍ

Queimada

Utilizada para limpar e preparar o solo para o plantio, a queimada ainda é uma prática comum entre agricultores, principalmente com menos recursos financeiros. No entanto usar o fogo com esses objetivos não traz nenhum benefício ao produtor. Pelo contrário. Essa prática primitiva causa danos ao solo e aos demais recursos naturais. É o que explica o coordenador substituto de Manejo Sustentável dos Sistemas Produtivos da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Luiz Novais de Almeida.

Além de afetar os solos, o fogo deteriora a qualidade do ar, levando até ao fechamento de aeroportos por falta de visibilidade, reduz a biodiversidade e prejudica a saúde humana. Ao escapar do controle, atinge o patrimônio público e privado (florestas, cercas, linhas de transmissão e de telefonia, construções, etc.). As queimadas alteram a composição química da atmosfera e influem, negativamente, nas mudanças globais, tanto no efeito estufa quanto na redução da camada do ozônio.

 

Com informações do INPE, Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Agricultura

Sobre Redação | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Vídeo: Festa De Setembro De Iguaí 2017, A Melhor Festa De Todos Os Tempos!