Home / NOTÍCIAS / BAHIA / Veículos oficiais do Estado serão monitorados por novo sistema

Veículos oficiais do Estado serão monitorados por novo sistema

A Secretaria da Administração (Saeb) ampliou o monitoramento de 25% da frota oficial do Estado. Do total de 8,7 mil veículos administrativos, 2.604 – disponíveis em Salvador e região metropolitana – passam a ser acompanhados de forma minuciosa. Por meio de um equipamento instalado no automóvel, será possível acompanhar em tempo real o consumo do combustível, manutenção da frota, uso adequado do patrimônio público e coordenação das atividades operacionais de maneira mais efetiva.
Saeb irá ampliar acesso ao sistema de monitoramento da frota oficial
Sistema irá monitorar utilização dos veículos do Estado (Foto:Raul Golinelli/GOVBA)
“Nós vamos poder saber tudo o que acontece no veículo desde o momento em que o motorista aciona a ignição. O acesso a esse tipo de informação vai nos ajudar a promover mais economia do dinheiro público, desenvolver medidas de segurança para condutores e passageiros e saber quando as coisas não estão em funcionamento adequadamente. São muitos os benefícios“, explica a superintendente de Recursos Logísticos da Saeb, Jeruza Marins.
Para realizar o monitoramento, a Saeb instituiu um Registro de Preço específico para o sistema online de Telemetria e Monitoramento – que utiliza a mesma tecnologia das redes de telefonia celular para envio de dados. A iniciativa segue determinação do governador Rui Costa, por meio do Decreto Estadual Nº 15.924. O novo contrato, com validade de 12 meses, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de 10 de julho e já está disponível aos órgãos e secretarias de Estado.
Tempo real 
Através da comunicação, entre o sistema e o veículo, será possível realizar o cruzamento de informações a partir do conteúdo armazenado. Dados como marca, modelo, ano de fabricação, Renavam, placa e chassi dos veículos poderão ser facilmente consultados pelo gestor da frota de cada órgão estadual via relatório web, o que possibilita maior transparência no Estado.“A telemetria é uma tecnologia que nos permite ter acesso a situações em tempo real. Todos os dados são analisados diariamente, permitindo que situações confusas sejam simplificadas por meio do cruzamento das informações. Inicialmente, a tecnologia contemplará apenas Salvador e região metropolitana, mas em breve deve se estender ao resto do estado“, afirma o coordenador de Gestão de Frota da Saeb, Laerte Souza.

CTF
A telemetria é mais um passo para a efetiva gestão de frota, juntamente com o Sistema de Controle Total de Frota (CTF), que acompanha o abastecimento e o consumo de todos os veículos oficiais do Estado. Cada automóvel recebe uma Unidade Veicular (UVE), que viabiliza, no momento do abastecimento, o reconhecimento do veículo nos postos equipados com a mesma tecnologia.
Por | Secom/BA

Sobre Wendel Oliveira | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Conselho Municipal de Cultura de Ibicuí se reúne nesta quarta (31)

Para traçarem novas perspectivas e projetos culturais o Conselho Municipal de Cultura de Ibicuí se ...

Deixe um comentário