Home / NOTÍCIAS / BAHIA / Bahia ultrapassa meta e vacina mais de 94% do rebanho contra aftosa

Bahia ultrapassa meta e vacina mais de 94% do rebanho contra aftosa

O índice da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizada durante o mês de maio, em todo o estado da Bahia, alcançou 94,54%. A meta de 90%, exigida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), foi ultrapassada pelo segundo ano consecutivo. Os criadores vacinaram 9.885.252 dos 10.456.646 bovinos e bubalinos existentes no estado.
Foto: Divulgação / Facebook
Foto: Divulgação / Facebook

De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), as regiões de Entre Rios, Cocos, Brumado e Itaberaba alcançaram índices acima de 99%. Também se destacaram as regiões de Itapetinga (97,61%), Itaberaba (97,22%), Irecê (97,06%), seguidas por Teixeira de Freitas (96,89%) e Vitória da Conquista (96,61%). Dados do Sistema Informatizado da Adab mostram que 86% das 278.217 propriedades da Bahia declararam a vacinação no prazo estabelecido.

O diretor-geral da Adab, Oziel Oliveira, acredita na importância desse alto índice de vacinação do rebanho para o bom desempenho da agropecuária no Produto Interno Bruto (PIB). “A defesa é o suporte e passaporte para o sucesso da pecuária baiana. É preciso estar atento à sanidade animal para que nenhuma doença comprometa os rebanhos, com reflexos negativos na renda do produtor e para o agronegócio”.
Próxima etapa 
Para o diretor de defesa Sanitária Animal da Adab, Rui Leal, os índices de cobertura vacinal alcançados mostram que o produtor está motivado e comprometido com a prevenção da enfermidade. “Trabalhamos para desenvolver a agropecuária baiana, através de políticas públicas que beneficiam o produtor, e confio naqueles que cumprem o compromisso firmado em benefício da sanidade animal no estado”.
O coordenador do Programa de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa da Bahia, Antônio Lemos Maia Neto, afirma que a próxima etapa da campanha será realizada em novembro, quando os produtores terão que vacinar apenas os bovídeos na faixa etária de zero a 24 meses, além de declarar todos os animais da propriedade, mesmo que não possuam bovídeos no rebanho. “A expectativa da Adab é que o compromisso do produtor continue para fazer a Bahia ultrapassar os 95,55% de novembro do ano passado”.
Por | Seagri/BA

 

Sobre Wendel Oliveira | IguaíBAHIA.com.br

Wendel Oliveira | IguaíBAHIA.com.br
Wendel Oliveira Sousa. Nasceu na cidade de Macaúbas, sertão da Bahia. Mora em Iguaí desde 2013. É professor de História e Filosofia. Também é 'apaixonado por rádio' e colaborador da Rádio Comunitária Iguaí FM, onde apresenta o Programa Em Pauta e o Esporte em Debate.

Veja Também

Iguaí: Ibiporanga II Vence Riachão de Lô na abertura do Campeonato Rural 2017

Na tarde deste domingo, 01 de Outubro de 2017, por volta dás 15h20, no distrito ...

Deixe uma resposta