Home / DESTAQUE 1 / Vitória da Conquista: Tocha Olímpica Rio 2016 percorrerá a cidade e mais seis municípios baianos

Vitória da Conquista: Tocha Olímpica Rio 2016 percorrerá a cidade e mais seis municípios baianos

Tocha Olímpica
Tocha Olímpica (Imagem: Portal A Tarde)

Na cerimônia do Comitê Organizador Rio 2016 realizada nesta sexta-feira, 3, em Brasília, ficou confirmado que as cidades de Salvador, Vitória da Conquista, Valença, Senhor do Bonfim, Porto Seguro, Paulo Afonso e Ilhéus fazem parte do grupo de 300 cidades brasileiras que vão receber a tocha olímpica, em maio do próximo ano.

O ato teve a participação da presidente Dilma Rousseff, do presidente do Comitê Organizador, Carlos Arthur Nuzman, atletas paraolímpicos, ex-atletas, além de outras autoridades. O governador da Bahia, Rui Costa, foi representado no evento pelo titular da Representação do governo baiano em Brasília, Jonas Paulo.

O Brasil é o primeiro país da América do Sul a receber os Jogos Olímpicos.   chama do maior evento esportivo do mundo chega em maio de 2016, levando a mensagem de paz, união e amizade aos quatro cantos do país.

Tradição olímpica

Como manda a tradição olímpica, a tocha será acesa em cerimônia na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos da Antiguidade, e será trazida de avião ao Brasil. No total, a chama percorrerá 20.000 quilômetros por estradas e ruas do país.

O revezamento começará entre abril e maio de 2016 na capital federal e terminará no Maracanã, onde a pira olímpica será acesa no dia da cerimônia abertura dos Jogos Olímpicos, em 5 de agosto.

Produzida com alumínio reciclado, resina e acabamento acetinado, a tocha pesa entre 1 kg e 1,5 kg e mede 63,5 cm de altura quando fechada, e 69 cm quando aberta.

O revezamento da tocha será restrito ao Brasil, uma vez que o Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu acabar com o revezamento internacional a partir dos Jogos de Londres-2012, devido a protestos ocorridos durante a passagem do elemento olímpico por alguns países antes da Olimpíada de Pequim-2008.

Por | Portal A Tarde

Sobre Wendel Oliveira | IguaíBAHIA.com.br

Wendel Oliveira | IguaíBAHIA.com.br
Wendel Oliveira Sousa. Nasceu na cidade de Macaúbas, sertão da Bahia. Mora em Iguaí desde 2013. É professor de História e Filosofia. Também é 'apaixonado por rádio' e colaborador da Rádio Comunitária Iguaí FM, onde apresenta o Programa Em Pauta e o Esporte em Debate.

Veja Também

Vídeo: Festa De Setembro De Iguaí 2017, A Melhor Festa De Todos Os Tempos!

Deixe uma resposta