Home / DESTAQUE 1 / Mais de 24 mil pessoas discutem Saúde Pública em 120 cidades

Mais de 24 mil pessoas discutem Saúde Pública em 120 cidades

Conferência SaúdeMais de 24 mil pessoas, em 120 cidades do Estado da Bahia, já propuseram diretrizes e estratégias para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) nas três esferas de governo – municipal, estadual e federal. Os debates ocorrem durante as conferências municipais de saúde, que tiveram início em maio e, oficialmente, encerram no dia 31 de julho. Entre os destaques, eixos como Financiamento do SUS e Relacionamento público-privado e Participação e controle social.

A expectativa é de que todos os 417 municípios realizem conferências, totalizando mais de 80 mil participantes, o que será uma prévia para a 9ª Conferência Estadual, que ocorre em outubro, em Salvador, na Arena Fonte Nova. A Conferência Nacional, prevista para dezembro, acontece a cada quatro anos e tem sido um importante instrumento para a criação e consolidação de estratégias de saúde pública do governo federal.

Qualquer cidadão pode participar das conferências municipais e contribuir com a melhoria do sistema de saúde. Mais informações sobre os dias e locais dos debates municipais, bem como conhecer os preparativos e o tema da 9ª Conferência Estadual de Saúde na Bahia, acesse: Clique aqui

A 8ª Conferência Estadual de Saúde na Bahia aconteceu no período de 12 a 15 de setembro de 2011, no Centro de Convenções da Bahia, tendo como tema “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”, com o eixo temático:  “Acesso e acolhimento no SUS – desafios na construção de uma política saudável e sustentável”.

Eixos temáticos

São oito os eixos temáticos que norteiam os debates em todo o país: Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; Participação e controle social; Valorização do trabalho e da educação em saúde; Financiamento do SUS e relacionamento público-privado; Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; Informação, educação e política de comunicação do SUS; Ciência, tecnologia e inovação no SUS; e Reformas democráticas e populares do Estado.

As conferências municipais, estaduais e a nacional têm como base as Leis Orgânicas da Saúde 8.080/90 e 8.142/90, com o objetivo de cumprir a determinação da Constituição Federal/88 que garante o direito à Saúde e o dever do Estado, assegurando a participação da comunidade, em prol de conquistas para a saúde. Participam diversos segmentos sociais para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes.

Por | Ascom/Sesab

 

Sobre Wendel Oliveira | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Conselho Municipal de Cultura de Ibicuí se reúne nesta quarta (31)

Para traçarem novas perspectivas e projetos culturais o Conselho Municipal de Cultura de Ibicuí se ...

Deixe um comentário