Home / NOTÍCIAS / BAHIA / Iguaí: plano de governo de Rony não apresenta propostas para acessibilidade.
(Internet)

Iguaí: plano de governo de Rony não apresenta propostas para acessibilidade.

O plano de governo utilizado pelo candidato ao executivo da coligação A esperança está de volta, Ronaldo Moitinho, não aborda propostas envolvendo a acessibilidade para deficientes. 

(Internet)
(Internet)

Tema importante a ser debatido, a acessibilidade no Brasil possui dados preocupantes visto que ainda existem muitos lugares que não oferecem as menores condições em estruturas físicas, humanas e de sinalização para se atender dignamente aos portadores de deficiências locomotivas e intelectuais. Apesar disso, os gestores parecem não se preocupar com esse tema tal relevante.

Em Iguaí a situação é ainda mais preocupante. Começando pela prefeitura e suas secretarias – incluindo a de saúde – onde todas apresentam os mesmos problemas: a falta de estrutura e equipamentos adequada. Esse quadro pode se arrastar por mais quatro anos já que o plano de governo do prefeito eleito, Ronaldo Moitinho (PSD) não contém nenhum ponto sequer tratando sobre o assunto.

São muitos os locais que apresentam pouca acessibilidade em nosso município. Um deles é o ginásio de esportes que não possui nenhum tipo de sinalização ou lugares reservados e bem sinalizados para cadeirantes a fim de poderem prestigiar eventos com a comodidade devida. Somado a isso, os sanitários que já incomodam a quem não é portador de alguma deficiência, não oferecem estruturas mínimas como tampas nos vasos ou barras de apoio. O cidadão que quiser prestigiar a nossa seleção tricampeã baiana sub-20, por exemplo, certamente encontrará muitas dificuldades. O mesmo descaso também é muito presente nas escolas da cidade e do interior. Locais, estes, que deveriam ser símbolo de inclusão social.

(Foto: IguaíBAHIA)
                                                                                  (Foto: IguaíBAHIA)

Vale ressaltar que também não houve preocupação com esse assunto pela gestão Responsabilidade e Trabalho comandada pelo prefeito Murilo Veiga (DEM). No entanto, houveram adaptações com a construção de algumas rampas em locais da cidade como pode ser visto na praça Juracy Magalhães. Mas não passou disso. Escadas e banheiros sem adaptações são elementos marcantes nos prédios da administração pública de Iguaí.

(Foto: IguaíBAHIA.com)
(Foto: IguaíBAHIA.com)

Nossa reportagem entrou em contato com Rony para que ele pudesse, efetivamente, nos conceder alguma declaração que explicasse tal carência em seu plano de governo. Em sua fala, ele reconheceu a falha de seu plano e afirmou que isso não impedirá sua atuação voltada a nesse campo:

“De fato, não tocamos nesse ponto no plano mas isso não impede que a gente execute obras adaptadas a esse público; até porque isso é um direito garantido pela Constituição” – Ronaldo Moitinho

É de suma importância que se garanta os direitos dos cidadãos devendo ser prioridade de qualquer gestão, bem como um governo que possa atender as necessidades da população que mais precisa. O cumprimento do direito de ir e vir perpassa por garantir prioridades de acento e atendimento a gestantes, idosos e deficientes. Fornecendo, para isso, estruturas, sinalização e capacitação adequadas. Assim, espera-se que o prefeito aja com prudência e em acordo com seu posicionamento.

 

Acesse o plano de governo de Rony clicando aqui. 

                                                                                                                                                                 

                                                                                                                              |Por Fran Schettini

Sobre Hetone Rocha

Hétone Rocha, natural de Iguaí-BA, 21 anos, graduando bacharelado e licenciatura em Psicologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, ex-repórter da Iguaí FM e Cabo da Reserva do Exército Brasileiro.

Veja Também

Prouni oferece bolsas de graduação em Iguaí-BA

  Estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2019 e desejam ...