Home / NOTÍCIAS / BAHIA / Diálogo Com a Juventude acontece em Vitória da Conquista com a presença de jovens iguaienses.
(Foto Justiça Social)

Diálogo Com a Juventude acontece em Vitória da Conquista com a presença de jovens iguaienses.

(Foto Justiça Social)

No Início da noite desta quinta (30) foi realizado na Estação Juventude de Vitória da Conquista o Diálogo com a Juventude, evento promovido pela caravana da Justiça Social; programa que vem percorrendo o estado visando aproximar as políticas públicas do debate junto à sociedade civil.

O momento foi presidido por Rudival Maturano, Coordenador Municipal da Juventude da cidade. O encontro teve seu início ao fim da tarde com o tema Protagonismo Juvenil e Participação Política contando com vários integrantes de movimentos relacionados do município e região, bem como personalidades do Governo do Estado e do município anfitrião. Entre os presentes, dois jovens e integrantes do Conselho Municipal da Juventude de Iguaí (COMJUVE-Iguaí), Vitor Hugo e Hétone Rocha, ambos estudantes da UESB.

(Foto Justiça Social)

Do Estado também se faziam presentes o Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis; o Deputado Zé Raimundo; o Coordenador da Juventude, Jabes Soares e Anhamona Brito, Superintendente de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. Mais tarde o prefeito local, Guilherme Menezes, integrou o debate.

Ao longo de todo o Diálogo foram realizadas perguntas envolvendo o genocídio de jovens nas cidades baianas, inclusão da juventude no cenário político, desrespeito às minorias afros e LGBTs, desrespeito às mulheres, inacessibilidade aos deficientes, entre outras.

(Foto Justiça Social)
(Foto Justiça Social)

Entretanto o assunto que mais perdurou ao longo da noite foi tratando do sucateamento das universidades estaduais evidente nas medidas tomadas pelo governo Rui Costa ironicamente chamado de Rui “Corta” por alguns estudantes e ex-estudantes de faculdades públicas ali presentes.

Segundo professores representantes da ADUSB (Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e alunos membros do movimento UESB Resiste a política de cortes praticada pelo governo tem prejudicado seriamente o fornecimento de material e bolsas auxílio aos discentes. A instituição conta ainda com outros estudantes iguaienses nos três campis.

(Foto retirada em Assembleia da ADUSB)
(Foto tirada em Assembleia da ADUSB)

O fato de o secretário Geraldo se encontrar licenciado de seu magistério na UESB e o deputado ser aposentado na mesma, intensificou o debate. Além disto, o parecer desfavorável à emenda que previa a destinação de 7% da receita corrente líquida (RCL) para as universidades estaduais (UEBA) na Câmara do Estado na qual o relator do projeto foi o próprio Zé Raimundo intensificou o debate.

O diretor de relações sindicais da ADUSB, Alexandre Galvão em conversa informal afirmou que o órgão se posiciona a favor da instauração de uma greve geral ainda este ano.

A caravana agora se dirige para o Baixo sul e litoral sul do estado neste início do mês de julho.

 

 

 

                                                                                                                                                          |DA REDAÇÃO

Sobre Hetone Rocha

Hétone Rocha, natural de Iguaí-BA, 21 anos, graduando bacharelado e licenciatura em Psicologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, ex-repórter da Iguaí FM e Cabo da Reserva do Exército Brasileiro.

Veja Também

Prouni oferece bolsas de graduação em Iguaí-BA

  Estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2019 e desejam ...