Home / NOTÍCIAS / BAHIA / Governador Rui Costa participa das comemorações do 2 de julho

Governador Rui Costa participa das comemorações do 2 de julho

Uma multidão acompanha os festejos de 2 de julho (Foto: Secom/BA)
Uma multidão acompanha os festejos de 2 de julho (Foto: Secom/BA)

O hasteamento das bandeiras nacional, estadual, de Salvador e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) abriu os festejos pelos 192 anos das lutas pela Independência do Brasil na Bahia, nesta quinta-feira (2), na capital baiana. O governador Rui Costa participou da solenidade em frente ao panteão, no Largo da Lapinha, onde depositou flores no busto do general Labatut.

“É a data que simboliza a raça, a determinação, a coragem, o desejo de liberdade do povo baiano, e aqui se materializou a Independência do Brasil, não só da Bahia. Espero que não muito longe haja um reconhecimento nacional dessa data”, disse Rui Costa. Em seguida, ele acompanha o cortejo dos carros com as imagens do Caboclo e da Cabocla até o Pelourinho.
Neste ano, com o tema ‘Guerreiras da Independência’, o tradicional desfile homenageia as heroínas Maria Quitéria, Joana Angélica, Maria Felipa e todas as mulheres que lutaram pela liberdade do País. À tarde, o governador foi condecorado pela Marinha com a medalha do Grau de Grande Oficial do Quadro Suplementar da Ordem do Mérito Naval. A solenidade aconteceu no 2º Distrito Naval, no Comércio.
2 de Julho 3
Festejos de 2 de Julho em Salvador (Foto: Secom/BA)

Em seguida, Rui Costa participa das atividades finais da festa, no Campo Grande, com hasteamento das bandeiras, colocação da coroa de flores no monumento ao 2 de Julho, execução do Hino ao 2 de Julho e acendimento da pira, que será realizado pela atleta Marily dos Santos. Depois, ele lança o novo site da Biblioteca Virtual 2 de Julho, que receberá novo nome em homenagem a Consuelo Pondé de Sena – uma das maiores estudiosas da História da Bahia, que morreu este ano. O evento começa às 17h, no Palácio Rio Branco, na Praça Municipal.

Por: Secom/BA

Sobre Wendel Oliveira | IguaíBAHIA.com.br

Wendel Oliveira | IguaíBAHIA.com.br
Wendel Oliveira Sousa. Nasceu na cidade de Macaúbas, sertão da Bahia. Mora em Iguaí desde 2013. É professor de História e Filosofia. Também é 'apaixonado por rádio' e colaborador da Rádio Comunitária Iguaí FM, onde apresenta o Programa Em Pauta e o Esporte em Debate.

Veja Também

Vídeo: Festa De Setembro De Iguaí 2017, A Melhor Festa De Todos Os Tempos!

Deixe uma resposta