Home / DESTAQUE 1 / Fogueira na porta de casa mantém a tradição dos iguaienses acesa
Fogueira da Casa de Dona Conceição e Cassilandro (Foto: IguaíBahia)

Fogueira na porta de casa mantém a tradição dos iguaienses acesa

Quem decidiu passar o São João em Iguaí, andando pelas ruas deu de cara com as tradicionais fogueiras juninas espalhadas pelo município, moradores ainda mantém a tradição de na noite do dia 23 para o  dia 24, dia de São João, acenderem uma fogueira em frente de suas residências.

Fogueira da Casa de Dona Conceição e Cassilandro (Foto: IguaíBahia)
Fogueira da Casa de Dona Conceição e Cassilandro (Foto: IguaíBahia)

Segundo a tradição católica, tudo começou quando a prima de Maria, Isabel, estava grávida. Para avisar aos familiares que seu filho prometido, João Batista, havia nascido, Isabel acendeu uma fogueira no alto de um monte. De lá para cá, a celebração dos santos juninos trouxe consigo a fogueira, que enfeita e aquece as portas das casas nas madrugadas de Santo Antônio, São João e São Pedro.

 

(Foto: IguaíBahia)
(Foto: IguaíBahia)

A noite fria de inverno e de pouco movimento da cidade foi aquecida pelo calor do fogo colorido que sai das fogueiras, que também demonstram beleza na diversidade dos formatos, sendo quadradas, empilhadas e piramidais, O mais importante é que os moradores iguaienses que ainda mantém acesa essa tradição.

|Por Luan Soares

 

Sobre Luan Soares

Luan Soares, Natural de Cotia-SP, é Estudante de Marketing, possuí vários cursos na área de Informática e Comunicação Social. Atualmente é Coordenador Municipal de Turismo da cidade de Iguaí, Radialista na Rádio 104,9 Iguaí FM, onde apresenta o Programa Livre e Informativo 104. É DJ Produtor, e atual Presidente do Comjuve/Iguaí (Conselho Municipal da Juventude) [2017-2020] E Vice-Presidente do COMAMB (Conselho Municipal de Meio Ambiente) [2018-2020].

Veja Também

Iguaí: Vereador Arismar Guimarães (PT) doará 100% de seu salário em Cestas Básicas

Na cidade de Iguaí, o Vice-presidente da Câmara de Vereadores e Líder do Governo na ...

Deixe um comentário