Home / DESTAQUE DE GIRO / Nova Canaã completa 53 anos de emancipação política

Nova Canaã completa 53 anos de emancipação política

Nesta quarta-feira (21), o município de Nova Canaã, no Centro-sul baiano, completa 53 anos de emancipação política. Nova Canaã é uma cidade inserida na microrregião de Vitória da Conquista. A origem da localidade foi numa fazenda conhecida como Fazenda Floresta em 1909, depois de anos se transformou em distrito e posteriormente cidade nos anos 60.

Nova Canaã completa 53 anos de emancipação política nesta terça-feira (21)

 

Relato da emancipação política de Nova Canaã (Blog Nova Canaã News)

Importante relembrar como o município tornou-se independente de Poções. Membros da elite intelectual e financeira do então distrito de Nova Canaã formularam estratégias para desmembrar Nova Canaã de Poções diante do estudo de toda a documentação exigida para tal façanha. Houve intenso recolhimento de assinaturas, promovido por pessoas como o senhor Manoel Monteiro da Costa e Antonio Teles Barreto, os quais, aliados aos senhores Bernardino Rodrigues de Matos e Leovegídio Rodrigues de Matos, corriam contra o tempo, já que seus adversários políticos também lutavam para criarem o distrito de Itajaí, assim dividindo as terras de Nova Canaã e inviabilizando o projeto de emancipação política.

Nova Canaã completa 53 anos de emancipação política nesta terça-feira (21)

Depois vieram as manobras políticas, como o recolhimento de assinaturas dos vereadores na Câmara Municipal de Poções de forma isolada, pois havia sido anteriormente o projeto, sendo esse negado. Individualizando as assinaturas, quando os vereadores tinham dado as assinaturas de forma isolada, não houve mais como voltar atrás: estava criado e legitimado o município de Nova Canaã, a contra gosto dos políticos da cidade de Poções.

Uma das estratégias políticas foi a de elaborar um documento e pedir a Antonio Teles Barreto, que era vereador em Poções, representando o distrito de Nova Canaã, para tomar as assinaturas dos demais vereadores, porém de forma separada. “Até em Planalto ele foi tomar a assinatura de um dos vereadores. Isso porque, em 1956, Manoel Monteiro Costa elaborou um documento idêntico para assinatura dos vereadores, porém, apresentado o documento em plenário, a câmara negou o pedido de emancipação do distrito de Nova Canaã.”

Por isso, dessa vez, foi adotada a estratégia das assinaturas isoladas, o que ocasionou no pedido de emancipação política e, mesmo depois de longos protestos, não houve mais o que se protelar – estava criado o município de Nova Canaã, emancipado de Poções em 8 de novembro de 1961. Graças aos trabalhos astutos destes homens, Nova Canaã se tornou município.

Parabéns  Canaenses!

Clique aqui e leia mais notícias sobre Nova Canaã 

 

Sobre Redação | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Vídeo: Festa De Setembro De Iguaí 2017, A Melhor Festa De Todos Os Tempos!

Deixe uma resposta