Home / DESTAQUE DE GIRO / WHATSAPP MESSENGER

WHATSAPP MESSENGER

whatsappWhatsApp Messenger é um mensageiro grátis fundamental para seu celular. O Whatsapp permite enviar gratuitamente mensagens de textos, imagens ou outros arquivos usando a internet, por Wi-Fi, 3G ou 4G para outros usuários que também tenham o aplicativo instalado no celular. O programa foi projetado para tornar SMS uma coisa do passado e é compatível com os principais sistemas operacionais do mercado.

Após baixar o WhatsApp, a instalação é simples: você terá que digitar o seu número de telefone e inserir um código recebido via SMS para validar o seu celular e sua linha. Em seguida, o aplicativo sincroniza seus contatos e qualquer um que possui o WhatsApp é transferido automaticamente para uma aba a direita da tela de seu smartphone. Também é possível enviar um convite para contatos que ainda não têm o app mais comentado no momento.

Como funciona

O envio de mensagens é como o serviço de SMS normal, mas o WhatsApp não utiliza a rede de sua operadora de celular para fazer o envio, e sim a internet. O serviço é até mais próximo dos messengers (MSN, ICQ, etc) que dominaram a internet na primeira década do século do que propriamente um serviço de sms.

Assim como texto, você pode enviar vídeos, imagens, áudio ou até mesmo a sua localização via GPS, além da possibilidade de realizar chats em grupo.

Um problema do WhatsApp Messenger é que ele só funciona entre usuários que possuem o aplicativo. Porém, como a popularidade do app é cada vez maior, muitos dos seus já amigos devem utilizar o programa para se comunicar.

Um ponto negativo em relação a concorrentes como o Skype e o Viber é que o aplicativo não permite realizar ligações por voz.

Interface

O programa tem uma interface bastante simples, permitindo que o usuário consiga usar as funcionalidades mais simples de forma bem intuitiva. Para quem já está acostumado a usar programas como o Skype, por exemplo, o uso do Whatsapp deve se tornar ainda mais simples.

Planos de Fundo

Para proporcionar ao usuário uma experiência ainda melhor, o aplicativo dá a oportunidade da escolha de um plano de fundo para cada conversa. É possível adicionar qualquer tipo de imagem para ilustrar o fundo da conversa com cada contato ou grupo.

Grupos de conversa

O WhatsApp oferece a opção de grupos de conversa. É possível criar verdadeiras salas de chat. com todos os contatos que quiser. O processo é simples e não altera o funcionamento do app.

Notificações

Assim como todo aplicativo messenger, o WhatsApp possui uma boa mecânica de notificações. Neste app, é possível personalizar os avisos sonoros de cada contato e a forma com que essas notificações se apresentam em seu celular.

Compartilhamento

O aplicativo permite que você compartilhe imagens, vídeos, contatos, áudio e até mesmo sua localização, com mapas em 3D e a opção de esconder ou buscar localidades. Uma vantagem é que o app permite a pré-visualização das imagens compartilhadas, sem que você precise clicar nelas para vê-las.

Está cansado de digitar no celular? Sem problemas. O WhatsApp permite que você grave mensagens diretamente na tela da conversa escolhida e envie de uma forma muito simples. Basta clicar e segurar o ícone do microfone no canto direito inferior da tela e soltar, para enviar. Se desejar cancelar o áudio, deslize a para a esquerda. Facilidades e benefícios que tornam ainda mais prática a comunicação com seus amigos.

Expiração do serviço

Outra questão é que apenas o primeiro ano após a instalação do app é grátis, após esse período uma taxa anual de $0.99 (aproximadamente R$2) será cobrada.

Baixe o WhatsApp e comunique-se com seus amigos e familiares sem gastar com mensagens SMS.

REQUISITOS DE SISTEMA
NOSSA OPINIÃO
NOTA tt
9.0

O WhatsApp é uma mão na roda para quem precisa economizar com SMS. Basta ter acesso à internet para utilizar as ótimas funções do app, como envio de mensagens de texto, de voz, vídeos, fotos, contatos e até a exata localização do usuário, com auxílio do Foursquare, para poder dar nome ao local.

Além da economia, a velocidade da troca de informações também merece destaque: elas chegam em tempo real ao outro lado da linha. A segurança dos usuários também é um ponto forte no app, afinal, toda a conversa é criptografada, do momento em que sai do aparelho até chegar ao servidor e depois é enviada ao destinatário.

A interface é simples, o que torna o aprendizado por parte dos novos usuários fácil. A seção de contatos pode ser confusa, principalmente por exibir todas as pessoas existentes na agenda. Para selecionar apenas aqueles que contam com o WhatsApp instalado, é necessário tocar em “Favoritos”, nome que não ajuda na hora de olhar e entender o que significa.

As opções extras para envio de mensagens são de fácil acesso, basta tocar na setinha localizada no lado esquerdo do campo, reservado para redigir os textos. A partir desta tela, é possível tirar uma foto ou gravar vídeo, escolher um arquivo existente, gravar mensagem de voz, enviar um contato ou sua localização ao destinatário.

Sobre Beto Batalha | IguaíBAHIA.com.br

Érito Roberto (Beto Batalha) - Criador do Site IguaiBAHIA. Criado em Iguaí, onde viveu e estudou até os quatorze anos. Mudou-se para São Paulo em 1980, onde vive até hoje. Formado em Direito. Casado, com Maria do Socorro Rosa Freire, pai de 4 filhos, (dois do primeiro casamento, e dois do segundo casamento). Trabalha atualmente no Ministério Público do Estado de São Paulo.

Veja Também

Projeto Natal Esperança – 5 anos distribuindo Alegria

Há exatamente 5 anos realizava-se em Iguaí o primeiro Natal Esperança idealizado e criado por  ...

Deixe um comentário