Home / DESTAQUE DE GIRO / 3ª edição do FUNCEB Itinerante 2013 em sete cidades do interior baiano
Foto: reprodução da internet

3ª edição do FUNCEB Itinerante 2013 em sete cidades do interior baiano

separa_tituloA Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), realiza a 3ª edição do FUNCEB ITINERANTE. O projeto reúne os dirigentes da FUNCEB para visitar municípios baianos, promovendo encontros com o objetivo de estabelecer contato com realidades distintas do estado para a concepção das políticas públicas para as Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro. A viagem, que dura 13 dias em sequência, vai passar por Valença, no território do Baixo Sul (20/5); Porto Seguro, na Costa do Descobrimento (22/5); Itapetinga, no Médio Sudoeste (24/5), Macaúbas, na Bacia do Paramirim (26/5); Jacobina, no Piemonte da Diamantina (28/5); Paulo Afonso, no território de Itaparica BA/PE (30/5); e Serrinha, no Sisal (1º/6).

Foto: reprodução da internet
Foto: reprodução da internet

 

A equipe que integra o FUNCEB ITINERANTE é formada pela diretora geral da FUNCEB, Nehle Franke; o diretor das Artes, Alexandre Molina; o diretor de Audiovisual, Marcondes Dourado; a coordenadora de Artes Visuais, Luciana Vasconcelos; a coordenadora de Circo, Alda Souza; o coordenador de Dança, Matias Santiago; a coordenadora de Literatura, Milena Britto; o coordenador de Música, Cassio Nobre; a coordenadora de Teatro, Maria Marighella; o assessor de Relações Institucionais, Kuka Matos; além de assessores técnicos.

Todos eles se farão presentes nos encontros em cada município, que são abertos ao público, e acontecem das 9 às 18 horas, com credenciamento das 8h30 às 9 horas e intervalo de almoço entre meio-dia e 14 horas. Em articulação com representantes territoriais da SecultBA presentes em todo o estado e dirigentes locais, a atividade intenciona atrair às cidades visitadas cidadãos de todo seu entorno: artistas, produtores, gestores, professores, pesquisadores, multiplicadores, estudantes e demais profissionais e pessoas interessadas nas Artes. A realização do projeto conta ainda com apoio das prefeituras municipais das cidades envolvidas e da Diretoria de Espaços Culturais da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult/SecultBA).

Além de pautar as linguagens artísticas e as ações realizadas e planejadas pela FUNCEB, os encontros visam a estimular a organização dos setores artísticos, fomentar o debate, ouvir a sociedade em relação às demandas para as linguagens artísticas e promover a articulação com agentes, grupos e instituições culturais do interior da Bahia. Neste sentido, também irá atuar na divulgação da produção artística local, através da cobertura das atividades e do diagnóstico daquilo que se encontrará em cada região. Todos estes registros serão compartilhados aqui no blog.

Histórico do FUNCEB ITINERANTE – Na 1ª edição, entre agosto e setembro de 2011, foram visitadas as cidades de Alagoinhas (Litoral Norte-Agreste Baiano), Senhor do Bonfim (Piemonte Norte do Itapicuru), Itaberaba (Piemonte do Paraguaçu), Barreiras (Oeste Baiano), Vitória da Conquista (Vitória da Conquista) e Ilhéus (Litoral Sul), numa viagem durante 12 dias em sequência, percorrendo cerca de 2,8 mil quilômetros. Na 2ª edição, em junho de 2012, foram mais 12 dias para passar por Teixeira de Freitas (Extremo Sul), Jequié (Médio Rio das Contas), Santa Maria da Vitória (Bacia do Rio Corrente), Seabra (Chapada Diamantina), Euclides da Cunha (Semiárido Nordeste II) e Cruz das Almas (Recôncavo), num total de 3,3 mil quilômetros rodados nas estradas da Bahia.

Contabilizando esta lista com as cidades que serão visitadas este ano, já são 19 Territórios de Identidade integrados ao processo. Em 2014, os sete restantes (Bacia do Jacuípe, Irecê, Portal do Sertão, Sertão do São Francisco, Sertão Produtivo, Vale do Jiquiriçá e Velho Chico) vão estar no roteiro do projeto, completando toda a abrangência territorial da Bahia, em seus 27 Territórios, incluindo a presença da sede da FUNCEB no Território da Metropolitana de Salvador.

Além do contato direto com cerca de 500 cidadãos nos encontros realizados nos dois primeiros anos do projeto, foram feitas visitas a espaços culturais e locais representativos para a cultura de cada região, bem como conversas com artistas, gestores e gente que faz a produção cultural do interior da Bahia ser rica, diversa, viva, atuante. Em 2012, através de um blog com o diário de bordo, que teve mais de 6 mil visitas, foram feitos os registros das experiências, expondo o compromisso firmado com a sociedade e em busca de contribuir para a divulgação destes múltiplos cenários.

A partir disso, o planejamento de ações da FUNCEB pretende dar novos retornos às demandas existentes para o desenvolvimento artístico-cultural do estado. Dentre os reflexos deste processo, está a concepção e lançamento do edital Calendário das Artes, atendendo ao pleito de instituir um mecanismo de apoio com premissas de territorialização da distribuição de recursos. Outro importante resultado do FUNCEB ITINERANTE 2011 pôde ser verificado nas Conferências Setoriais de Cultura de 2011, realizadas em Salvador, que tiveram a presença de participantes dos encontros feitos naquele ano. Com o maior comparecimento de pessoas mobilizadas do interior do estado, a pluralidade nos debates foi ampliada.

Já em 2012, o FUNCEB ITINERANTE permitiu a eleição de membros para composição dos Grupos de Articulação Setorial (GAS), que, com representantes de toda a Bahia, deram andamento ao processo de formação dos Colegiados Setoriais das Artes da Bahia, posteriormente instituídos em dezembro de 2012. Assim, a ação contribuiu decisivamente para que se concretizasse este feito inédito na institucionalização da Cultura em nível estadual no Brasil, sendo a Bahia o primeiro estado brasileiro a consolidar seus próprios Colegiados.

Veja as datas e locais do FUNCEB ITINERANTE 2013


20/05 (segunda-feira): VALENÇA

Local: Centro de Cultura Olivia Barradas
22/05 (quarta-feira): PORTO SEGURO
Local: Centro de Cultura de Porto Seguro
24/05 (sexta-feira): ITAPETINGA
Local: Escola Alfredo Dultra
26/05 (domingo): MACAÚBAS
Local: Fundação Assistencial de Macaúbas (FAMAC)
28/05 (terça-feira): JACOBINA
Local: Centro Cultural de Jacobina
30/05 (quinta-feira): PAULO AFONSO
Local: Centro de Cultura Lindinalva Cabral

01/06 (sábado): SERRINHA
Local: Filarmônica 30 de Junho
Horário: Credenciamento – 8h30 às 9h00 | Encontro – 9h00 às 12h00 e 14h00 às 18h00 (aberto ao público)

Realização: Dirart/ FUNCEB/ SecultBA

Clique aqui para mais informações

Apoio:

Prefeituras de Valença, Porto Seguro, Itapetinga, Macaúbas, Jacobina, Paulo Afonso e Serrinha/ Diretoria de Espaços Culturais/ SUDECULT/ Educadora/ TVE

 

Por Atila Barros | Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) – ASCOM

 

 

Sobre Redação | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Iguaí: Secretaria Municipal de Educação divulga Calendário Escolar 2017 da Rede Pública de Ensino

Nesta terça-feira (21), a Secretaria Municipal de Educação – SME, por meio de sua Secretária, ...

Deixe um comentário