Home / DESTAQUE DE GIRO / Mais de 200 mil pessoas participam da sexta etapa do programa Topa
Foto: reprodução da internet

Mais de 200 mil pessoas participam da sexta etapa do programa Topa

Aproximadamente 200 mil pessoas – entre jovens, adultos e idosos – de 366 municípios estão em sala de aula pelo programa Todos pela Alfabetização (Topa), na sexta etapa, iniciada no dia 6 deste mês. Na ação desenvolvida pelo governo da Bahia, por meio da Secretaria da Educação do Estado, em parceria com o Ministério da Educação, via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os novos alunos têm oportunidade de apropriação da leitura e escrita, visando à inclusão educacional de quem não teve acesso à alfabetização na idade certa.

Foto: reprodução da internet
Foto: reprodução da internet

Entre as pessoas beneficiadas estão povos indígenas, quilombolas, população carcerária e pessoas com deficiência. “Nesta etapa, estamos focando, cada vez mais, nosso trabalho nos municípios com índice de analfabetismo acima de 30%”, disse a coordenadora do Topa, Elenir Alves. Ela ressalta que os alunos recebem todo o material didático e pedagógico para ajudar no desenvolvimento dos estudos em sala de aula.

Para garantir a efetividade e a qualidade pedagógica, a Secretaria da Educação realiza estudos e pesquisas, formação continuada de professores-alfabetizadores, coordenadores de turma e tradutores intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), desenvolvendo mecanismos de acompanhamento e avaliação, além de produção de material didático-pedagógico.

O resultado do sucesso do programa pode ser constatado com o recebimento do Prêmio Darcy Ribeiro, edição 2011, concedido anualmente pela Comissão de Educação e Cultura e pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. O prêmio reconhece instituições ou entidades com trabalhos ou ações que merecem destaque na defesa e promoção da educação no Brasil.

Com informações da Secom/BA

Sobre Redação | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Iguaí: Secretaria Municipal de Educação divulga Calendário Escolar 2017 da Rede Pública de Ensino

Nesta terça-feira (21), a Secretaria Municipal de Educação – SME, por meio de sua Secretária, ...

Deixe um comentário