Home / NOTÍCIAS / BAHIA / Tarifa de água terá aumento de quase 10% na Bahia
Foto: reprodução da internet

Tarifa de água terá aumento de quase 10% na Bahia

As tarifas de água da Embasa vão sofrer um aumento médio de 9,8%. O governo do Estado vai publicar na edição desta terça-feira (7) do  Diário Oficial a autorização para o reajuste, conforme apurou a reportagem de A TARDE. A nova tarifa deve entrar em vigor dentro de 30 dias.

Foto: reprodução da internet
Foto: reprodução da internet

O percentual ficou acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que somou 7,22% nos últimos 12  meses, porém abaixo do que havia sido solicitado pela Embasa.

A reportagem de A TARDE apurou que a Embasa teria pedido inicialmente um reajuste de 14% – número que não foi aceito pelo Estado. Com a negativa, a projeção orçamentária da empresa foi feita em cima de um reajuste de 12,89% – expectativa que também foi frustrada pelos 9,8% concedidos.

Corte de despesas – O índice abaixo do esperado deve obrigar a empresa a cortar aproximadamente R$ 50 milhões em despesas, que vão ficar sem cobertura orçamentária, de acordo com uma fonte ouvida pela reportagem.

O percentual definido na segunda, 6, pelo governo do Estado teria sido fruto de um longo processo de negociação com a estatal.

Enquanto a Embasa cobrou um volume maior, justificado com a necessidade de fazer frente a contrapartidas para programas de universalização do atendimento, o governo Wagner preocupou-se com a repercussão de um elevado índice de reajuste diante do cenário de seca, que provoca racionamento em algumas regiões da Bahia.

Até o final da tarde de segunda, os números ainda estavam sendo definidos, segundo informação da assessoria de imprensa da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa).

De acordo com a assessoria de imprensa da agência, o reajuste na tarifa de água é concedido com base em dez indicadores que levam em conta a inflação e o desempenho operacional da Embasa.

Por Donaldson Gomes | Portal A Tarde

Sobre Redação | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Iguaí: Secretaria Municipal de Educação divulga Calendário Escolar 2017 da Rede Pública de Ensino

Nesta terça-feira (21), a Secretaria Municipal de Educação – SME, por meio de sua Secretária, ...

Deixe um comentário