Home / DESTAQUE DE GIRO / GOVERNADOR RECEBE REPRESENTANTES DO MOVIMENTO DOS SEM TERRA
Foto: GovBA

GOVERNADOR RECEBE REPRESENTANTES DO MOVIMENTO DOS SEM TERRA

Representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foram recebidos no final da tarde desta terça-feira (16) pelo governador Jaques Wagner em frente ao prédio da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Também participaram do encontro os secretários estaduais da Agricultura, Eduardo Salles, e da Segurança Pública, Maurício Barbosa.

Foto: GovBA
Foto: GovBA

Na pauta, além das negociações da reforma agrária nos planos nacional e estadual, foram discutidas as medidas de combate aos efeitos da seca no semiárido baiano e as investigações sobre o assassinato do dirigente do movimento Fábio Santos Silva, ocorrido no dia 2 deste mês, no município de Iguaí, na região sudoeste do estado.

Cerca de cinco mil integrantes do MST estão acampados na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) da capital baiana para marcar a mobilização pelo Abril Vermelho. Sobre o assassinato do Fábio, o governador informou que a Secretaria da Segurança Pública (SSP) segue investigando o caso. “Estamos com dois delegados especiais para elucidar e punir os mandantes e assassinos”. Em homenagem à memória do dirigente, a edição deste ano da marcha foi batizada com o seu nome.

Os militantes estão mobilizados desde o dia 8 deste mês, quando iniciaram a marcha do município de Camaçari a Salvador. Em Brasília, representantes do movimento negociam a obtenção de terras no estado, e as rodadas de negociações contam com a articulação do governo estadual.

De acordo com o dirigente estadual do MST, Evanildo Costa, o diálogo com a sociedade é uma das bandeiras das mobilizações realizadas no mês de abril, que marca o massacre de Eraldo dos Carajás (PA), quando 19 trabalhadores sem terra morreram após conflito com a Polícia Militar paraense. “A iniciativa do governo em receber os trabalhadores e assumir compromisso público é muito importante”.

Estiagem 

O governador Jaques Wagner também informou sobre as ações conjuntas com o governo federal para o enfrentamento da seca. Entre as medidas destacadas estão o aumento da oferta de água distribuída por meio de carros pipa, o fornecimento de milho e animais, além de máquinas para os produtores.

O pacote de ações prevê ainda a renegociação de dívidas e a ampliação dos programas Bolsa Estiagem e Garantia Safra. Ele enfatizou também que a Bahia possui o maior contingente de trabalhadores rurais sem terra do país. Segundo o MST, aproximadamente 25 mil famílias estão em assentamentos e acampamentos do estado.

Sobre Redação | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Iguaí: Secretaria Municipal de Educação divulga Calendário Escolar 2017 da Rede Pública de Ensino

Nesta terça-feira (21), a Secretaria Municipal de Educação – SME, por meio de sua Secretária, ...

Deixe um comentário