Home / DESTAQUE 1 / Iguaí: Sucesso da Pedalada da Independência comprova vocação da cidade para o ciclismo
Grupo Pedal Fonte de Beber Água (Foto: Facebook)

Iguaí: Sucesso da Pedalada da Independência comprova vocação da cidade para o ciclismo

Diversos eventos esportivos foram realizados entre os dias 4 e 7 de setembro em Iguaí. Um deles marcou de vez a vocação da cidade para celebrar eventos ciclísticos.

Grupo Pedal Fonte de Beber Água (Foto: Facebook)
Grupo Pedal Fonte de Beber Água (Foto: Facebook)

A Pedalada da Independência, evento esportivo promovido pelo grupo de pedal “Fonte de Beber Água” foi um sucesso de divulgação bem executada e organização, que somados atingiu um público de mais de 200 bicicletas com um único objetivo, celebrar o esporte e a natureza.

Grande número de ciclistas participaram do evento (Foto: Facebook)
Grande número de ciclistas participaram do evento (Foto: Facebook)

Durante o trajeto os ciclistas puderam contemplar a natureza iguaiense, ímpar na região, propícia para a prática do mountain bike com muitas subidas e descidas durante o percurso.

Foto: Facebook
Foto:  Divulgação/Facebook

Conheça 10 principais vantagens em andar de bicicleta:

Combate estresse e depressão: As contrações cardíacas tornam-se mais eficazes e, com isso, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo, assim, a incidência de ansiedade, angústia e depressão.

Melhora relações sexuais: Como ocorre uma tonificação dos vasos das coxas e das pernas, a irrigação sanguínea nos órgãos genitais e vasos pélvicos é intensificada, o que colabora com uma melhor ereção peniana e aumenta a lubrificação vaginal, levando a uma relação sexual prazerosa.

Emagrece: Combinadas a uma dieta saudável e com baixas calorias, as pedaladas auxiliam na perda de peso, no controle de peso, além de favorecer o emagrecimento, reduzindo a gordura corporal.

Faz ser mais feliz e ter bom sono: O ato de pedalar estimula a liberação das endorfinas (morfinas endógenas – que fazem com que o indivíduo seja mais feliz), aumenta também os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável.

Reduz colesterol e triglicérides: Com a prática constante do ciclismo, ocorre consumo das gorduras e diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), além dos triglicerídeos.

Foto: Divulgação/Facebook
Foto: Divulgação/Facebook

Evita o infarto: Ocorre também diminuição da glicemia, controlando o diabetes, que é fator de risco para a formação da placa aterosclerótica, que leva a angina e ao infarto agudo do miocárdio.

Diminui a pressão arterial: Pedalar com frequência tonifica os vasos sanguíneos (artérias e veias) e faz com que eles relaxem mais facilmente, contribuindo com a diminuição da pressão arterial, que é um importante fator de risco para doenças coronarianas.

Aumenta a imunidade: com a melhora na contração cardíaca, o sistema imune fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.

Melhora a Respiração: O esforço das pedaladas aumenta a frequência cardíaca, melhorando oxigenação dos pulmões e dos tecidos.

Garante boa forma e fôlego de atleta: A prática recorrente do ciclismo tonifica os músculos das pernas, além de aumentar o desempenho aeróbico e cardiovascular.

Por | Site de notícias Iguaí Bahia

Sobre Wendel Oliveira | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Conselho Municipal de Cultura de Ibicuí se reúne nesta quarta (31)

Para traçarem novas perspectivas e projetos culturais o Conselho Municipal de Cultura de Ibicuí se ...

6 Comentários

  1. O esporte de Iguaí é rico, pena que não temos apoio e planejamento por parte da prefeitura para todas as modalidades. O ciclismo, artes maciais e outros esportes estão ganhando força com ajuda de pessoas comprometidas e que amam fazer esporte, mesmo com uma secretaria de esportes que ainda não funcionou e atrapalhou o crescimento do esporte iguaiense na maioria das vezes.

  2. Os atletas já mostraram que Iguaí é uma potência no esporte, várias modalidades já mostraram que vieram pra ficar, só precisamos de um prefeito e de vereadores que enxerguem que esporte é importante para o crescimento da cidade.

  3. O ciclismo da cidade vem crescendo muito nos últimos tempos e a cada dia aumenta o número de participantes, mas, o que espante é ver que nem a prefeitura, nem a secretariaria de esportes e nem a secretaria de turismo tiveram o trabalho de fazer e nem demarcar circuitos, trilhas, trajetos e nem percursos ciclísticos que levavam para nossas belezas naturais. Estamos diante da pior gestão esportiva, turística e ambiental que existiu em Iguaí, parece que eles tem ódio de esportes que não sejam futsal e arbitragem. Ninguém aguenta mais essa foma atrasada de governar Iguaí.

    • Acorda Patrícia, eles não ligam para esporte, cultura, meio ambiente ou qualquer outra coisa que seja boa para a população, a não ser que seja ano eleitoral, mas no geral eles não estão nem aí. Se for ano eleitoral, aí sim, todo mundo ama esporte, ama cultura, ama lazer, ama educação, saúde e blá blá blá.

  4. Acabei de saber que exoneraram o Secretário de Esportes e a Secretaria de Educação voltou a ser Educação, Esporte e Lazer.
    Miguel deixa a Secretaria de esportes depois de três anos sem planejar nada, sem fazer um projeto, um calendário esportivo e deixando os esportes coletivos como vôlei, handebol, banquete e outras modalidades masculinas e femininas sem estrutura nenhuma, o pior gestor de esportes que já tivemos. Agora é torcer para que o esporte iguaiense se recupere dessa destruição causada pela Secretaria de Esportes durante esses três anos e torcer mais ainda para que os grupos esportivos continuem crescendo independente de prefeitura, como é o caso do ciclismo, artes marciais, motocross e outros. Que o prefeito tenha pelo menos um surto de consciência e assuma os erros das nomeações que fez no início do mandado, colocando gente despreparada em secretarias tão importantes. Tem coisa que vai demorar décadas para ser consertada, isso é, se ti ver conserto.

    • Luciano disse quase tudo, faltou dizer que exoneraram o Secretário de Agricultura que é parente do prefeito e que nesses três anos não fez um projeto para fazer a nossa zona rural produzir e gerar emprego e renda. Durante esses três anos, mais de 90% dos insumos vendidos em nossas feiras vieram de outros municípios com muito menos recursos hídricos e muito menos fertilidade de solo. Centenas de pessoas foram embora da zona rural de Iguaí por falta de orientação, falta de projetos e assistência vindas da Secretaria de Agricultura. O prefeito não errou só no esporte, errou na agricultura, turismo, cultura, educação, saúde, segurança, administração e ÉTICA.

Deixe um comentário