Home / DESTAQUE 1 / Seminário Fé e Política foi realizado em Iguaí

Seminário Fé e Política foi realizado em Iguaí

Foi realizado neste sábado (27) em Iguaí, o 1º Seminário Fé e Política. O evento foi promovido pela Pastoral Fé e Política da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e contou com a participação do Diácono Luciano Santana (Mestrando em Teologia), Regina Dantas (Advogada) e Laudelino Palmeira (Bacharel em Direito).

IMG_20160227_165459541

O Padre Valdo (Paróquia São Pedro, Ibicui) fez a oração inicial e falou da importância de discutir a política em eventos como o Seminário Fé e Política.

20160227_150821
Padre Valdo (Ibicui) no 1º Seminário Fé e Política em Iguaí

Com o objetivo de apresentar que a fé e a política não são paradoxos, mas que ambas caminham na mesma direção, principalmente, para o cristão. Assim foi a síntese da fala do Diácono Luciano Santana – o primeiro a palestrar e expôs diversas citações dos documentos da Igreja que evidencia a política como uma prática essencial na vida do leigo. Santana enfatizou que a vida de todos cidadãos estão diretamente ligadas a diversas decisões. E  por isso, o cristão deve levar a suas convicções para a vida política e jamais separá-la.

20160227_152235
Diácono Luciano Santana no 1º Seminário Fé e Política em Iguaí

A segunda palestra teve a participação de Regina Dantas que comentou sobre a sua trajetória como mobilizadora social e cristã. Abordou a participação do cidadão em todo o sistema político, desde a atitude de votar à disputa a um cargo eletivo, mas, sempre priorizando a justiça. Dantas também falou da importância das políticas públicas e das transformações que têm promovido na vida das pessoas mais humildes. A palestrante também convidou todos os participantes do seminário para uma dinâmica em que todos se levantaram e caminharam em volta da mesa. Regina falou que a mesa é um local ideal para a prática política. “É o local onde fazemos as nossas refeições e onde sempre estamos na mesma condição: de frente para o outro”, disse.

IMG_20160227_165542451
Regina Dantas palestrante do 1º Seminário Fé e Política em Iguaí

O terceiro palestrante do seminário, Laudelino Palmeira, iniciou sua fala fazendo questionamentos sobre a importância da política para as pessoas. Logo após apresentou uma cronologia da legislação, citando, principalmente, leis de iniciativa popular e das instituições como a Lei da Ficha Limpa e Lei nº 9.840 (Lei contra a Compra de Votos); informou sobre os mecanismos de fiscalização por parte da população aos ocupantes dos cargos eletivos; e, reforçou a importância da participação popular nas sessões das câmaras municipais e no acompanhamento das ações dos políticos. Outra questão também mencionada por Laudelino foi as atribuições legais de um vereador (legislativo) e de um prefeito (executivo).

IMG_20160227_174726031
Laudelino Palmeira no 1º Seminário Fé e Política em Iguaí

O 1º Seminário Fé e Política também contou com a presença do Pe. Valdo (Paróquia São Pedro, Ibicui); Pe. Geneildo Lima (Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, Nova Canaã); e do Pe. André Costa (Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Iguaí) que fez o encerramento com a bênção final e também falou da importância da realização de eventos com objetivo de orientação ao cidadão.

Sobre Redação | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Iguaí: Secretaria Municipal de Educação divulga Calendário Escolar 2017 da Rede Pública de Ensino

Nesta terça-feira (21), a Secretaria Municipal de Educação – SME, por meio de sua Secretária, ...