Home / NOTÍCIAS / BAHIA / Massa de ar quente e seco aumenta as temperaturas e diminui as chuvas na Bahia

Massa de ar quente e seco aumenta as temperaturas e diminui as chuvas na Bahia

As condições do tempo previstas na Bahia para os próximos dias, incluindo o último fim de semana de janeiro, devem ter mudanças significativas, principalmente, em relação às chuvas. Com a volta da massa de ar quente e seco, a Zona de Convergência do Atlântico Sul continua enfraquecendo, o que resulta na redução da nebulosidade e, consequentemente, das chuvas em grande parte do estado.
Mesmo com a zona de convergência perdendo força, esse sistema ainda deve influenciar o tempo nesse período em algumas regiões do estado, a exemplo do oeste e São Francisco, onde o predomínio será de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas.
Como as temperaturas permanecem elevadas (com máximas de até 36°C), não se descarta a possibilidade de ocorrer eventos isolados de chuvas mais intensas, sobretudo, no fim da tarde e durante a noite (típicos do verão). Segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), esse sistema meteorológico é um dos responsáveis por trazer umidade da região Amazônica, podendo intensificar as chuvas nessas áreas do estado.
Para as demais regiões, onde a massa de ar quente e seco deve atuar com mais intensidade, a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas. No entanto, as maiores chances de que essas chuvas ocorram são para as regiões norte, Chapada Diamantina, sudoeste e sul.
A volta dessa massa de ar também contribui para elevar as temperaturas em algumas regiões, como no norte e nordeste, onde as máximas podem chegar aos 36°C. Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde o céu prevalece parcialmente nublado a claro, as temperaturas devem se manter elevadas, com valores variando entre 24°C e 32°C.
Fonte: Ascom/Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema)

Sobre Wendel Oliveira | IguaíBAHIA.com.br

Wendel Oliveira | IguaíBAHIA.com.br
Wendel Oliveira Sousa. Nasceu na cidade de Macaúbas, sertão da Bahia. Mora em Iguaí desde 2013. É professor de História e Filosofia. Também é 'apaixonado por rádio' e colaborador da Rádio Comunitária Iguaí FM, onde apresenta o Programa Em Pauta e o Esporte em Debate.

Veja Também

Vídeo: Festa De Setembro De Iguaí 2017, A Melhor Festa De Todos Os Tempos!