Home / NOTÍCIAS / BAHIA / Chuvas nos primeiros dias do ano na Bahia já superaram a média histórica

Chuvas nos primeiros dias do ano na Bahia já superaram a média histórica

tabela
Fonte: G1

As chuvas nos primeiros dias do ano na Bahia já superaram a média histórica de precipitação esperada para janeiro, informou nesta quinta-feira a Secretaria de Meio Ambiente (Sema). O maior destaque foi para a região da Chapada Diamantina, que em 21 dias teve média de 312,9 milímetros – a média histórica para o período é de 105,3 milímetros. As regiões do Rio São Francisco, do nordeste e recôncavo da Bahia tiveram situações semelhantes. As fortes chuvas provocaram alagamentos em diversos municípios e, em alguns locais, moradores tiveram que usar barcos e caiaques para tentar salvar os móveis. De acordo com a Sema, a única exceção foi o sul do estado, em que a precipitação acumulou 89,6 milímetros, abaixo dos 125,3 esperados. A previsão para os próximos dias é de que as condições climáticas se mantenham. De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o céu deve permanecer encoberto e chuvoso no estado, graças a uma extensa banda de nebulosidade que atua desde o sul da Amazônia.

 

Por conta da chuva, diversas cidades registraram alagamentos na Bahia. O caso ocorreu na quinta-feira (21) em Santa Maria da Vitória e Barreiras, ambas no oeste da Bahia, e em Jaguarari, no norte da Bahia.

santa-maria-3
Moradores usam barcos e caiaque para se locomover na cidade (Foto: Alessandro Aguiar/VC no G1)

Em Santa Maria da Vitória, as águas do rio que corta o município, um afluente do Rio São Francisco, transbordaram. O centro da cidade foi um dos locais mais afetados. Em algumas regiões, moradores precisam usar barco e caiaque para sair de casa e salvar móveis e eletrodomésticos.

 

Por| Bahia Notícias / G1

 

Sobre Wendel Oliveira | IguaíBAHIA.com.br

Wendel Oliveira | IguaíBAHIA.com.br
Wendel Oliveira Sousa. Nasceu na cidade de Macaúbas, sertão da Bahia. Mora em Iguaí desde 2013. É professor de História e Filosofia. Também é 'apaixonado por rádio' e colaborador da Rádio Comunitária Iguaí FM, onde apresenta o Programa Em Pauta e o Esporte em Debate.

Veja Também

Vídeo: Festa De Setembro De Iguaí 2017, A Melhor Festa De Todos Os Tempos!