Home / DESTAQUE 1 / Iguaí receberá o 1º Curso de Formação de Treinadores de Futsal

Iguaí receberá o 1º Curso de Formação de Treinadores de Futsal

Terá início nesta sexta-feira (15), em Iguaí, no Ginásio Poliesportivo Florivaldo Ribeiro Novaes Filho, o 1º Curso de Formação de Treinadores de Futsal. O desenvolvimento do treino e a importância da formação especializada de técnicos integrarão a agenda do curso que ocorrerá durante todo o final de semana, sexta (15), sábado (16) e domingo (17), e terá adesão de todos os amantes do esporte e comprometidos com o desenvolvimento do futsal iguaiense. Clique aqui e veja a programação.

O curso será ministrado pelo professor Cleóbio Pereira Bastos que possui uma vasta experiência neste esporte que muitos afirmam ser o mais  praticado no país. No seu currículo constam títulos importantes, como, Campeão da Liga do Nordeste de Futsal, Vice-campeão da Taça Brasil em 2014 e o Tri Campeonato Pernambucano.

História

O Futsal foi criado em 1934, pelo uruguaio Juan Carlos Ceriani Gravier, na cidade de Montevidéu (Uruguai), e batizou o esporte como Indoor-Foot-Ball. Nesta época (nos anos 30), o Uruguai era a grande referência no futebol, sua seleção foi bicampeã olímpica e sede da primeira Copa do Mundo de Futebol, promovida pela FIFA, sendo também a primeira seleção campeã. Mas foram os professores, João Lotufo e Asdrubal Monteiro, que trouxeram essa modalidade para o Brasil, e logo então passou a ser chamado Futebol de Salão. Durante anos, Lotufo e Monteiro, estudaram, observaram e ampliaram as novas regras, chegando ao protótipo do esporte que encontramos hoje, ou seja, o limite de cinco jogadores e as marcações da quadra. Ao chegar a um resultado satisfatório, que justificou na publicação dessa regra em 1950, o esporte foi intensamente praticado nas ACM de São Paulo e Rio de Janeiro.

Futsal em Iguaí

O futsal é o esporte mais querido pelos iguaienses, tem um dos melhores, envolventes e equilibrado campeonatos da Bahia, e participação efetiva do público, que lota o ginásio em todos os jogos. Iguaí é o atual Bi Campeão Baiano de Futsal na categoria Sub-20 mostrando que o trabalho de base é importante para a permanência de Iguaí no topo do futsal baiano.

Agora, com a qualificação dos profissionais, o público, amante do futsal, terá a oportunidade de acompanhar a evolução técnica e tática de toda cadeia do futsal, (técnicos, árbitros, jogadores e organizadores).

Esporte em Debate

Nesta sexta-feira (15), o programa Espote em Debate terá como tema central 1º Curso de Formação de Treinadores de Futsal, tendo como convidado o professor Cleóbio Pereira Bastos, instrutor do curso.

 

Por| Site de Notícias IguaíBAHIA

Colaboração| tudodefutsal.blogspot.com.br

 

Sobre Wendel Oliveira | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Conselho Municipal de Cultura de Ibicuí se reúne nesta quarta (31)

Para traçarem novas perspectivas e projetos culturais o Conselho Municipal de Cultura de Ibicuí se ...