Home / NOTÍCIAS / BAHIA / Fim de semana terá céu encoberto e chuvoso na maior parte da Bahia

Fim de semana terá céu encoberto e chuvoso na maior parte da Bahia

A frente fria que chegou à Bahia no início da semana continua avançando para o Oceano Atlântico e se afastando do estado. Mas ela ainda deve influenciar o tempo nos próximos dias, principalmente, na faixa centro-leste, onde mantém o céu encoberto e chuvoso. O calor, típico do verão e somado à umidade que vem do Oceano, pode contribuir para intensificar essas chuvas, sobretudo, nas regiões do Recôncavo e nordeste.
Para a Chapada Diamantina e sudoeste da Bahia, onde as temperaturas permanecem mais amenas, o predomínio também será de tempo chuvoso. No entanto, é a umidade vinda da região Amazônica que mais deve influenciar essas chuvas.
Nas regiões norte, oeste e São Francisco, onde estão previstas as temperaturas mais elevadas do estado, com máximas de até 38°C, a umidade será a responsável pelas chuvas. Essa combinação de temperatura e umidade elevadas aumenta as chances de chuvas, normalmente, acompanhadas de trovoadas, podendo ocorrer com mais frequência no fim da tarde e durante a noite.
Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas continuam elevadas (com máximas de até 32°C), o predomínio é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas a qualquer hora do dia.
 
Maré
Para o período entre sexta-feira (8) e domingo (10), a maré deve atingir a altura máxima entre as 5h e as 7h e entre as 17h e as 19h, com valores variando de 1,7 a 2,6 metros. Já as alturas mínimas devem ser registradas no período entre as 11h e as 13h e entre as 23h e a 1h (do dia seguinte), com valores variando de 0,3 a 0,8 metro. As ondas previstas para esse período devem ter agitação de moderada a fraca, com altura máxima em torno de 2,5 metros.
Radiação 
Uma das características da estação do verão é a elevação na incidência da radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s), a exemplo dos que estão previstos de sexta-feira (8) a domingo (10), que devem variar de 13 a 14.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes índices estão classificados na categoria ‘extrema’, o que requer cuidados quanto à exposição prolongados à radiação solar, principalmente, nos horários das 10h às 16h, quando os efeitos danosos à saúde são maiores. Recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, o que pode contribuir para minimizar tais danos.
Fonte: Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema)

 

Sobre Wendel Oliveira | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Conselho Municipal de Cultura de Ibicuí se reúne nesta quarta (31)

Para traçarem novas perspectivas e projetos culturais o Conselho Municipal de Cultura de Ibicuí se ...