Home / NOTÍCIAS / BAHIA / Consumo exagerado de bebida é responsável por 70% dos atendimentos médicos no Réveillon de Salvador

Consumo exagerado de bebida é responsável por 70% dos atendimentos médicos no Réveillon de Salvador

Um fato ocorrido no réveillon da capital baiana chamou à atenção da equipe médica que prestou serviço de atendimento ao público que compareceu ao evento realizado na Praça Cairu, centro da capital. Cerca de 70% dos atendimentos estão relacionados à hipoglicemia ocasionado pelo excesso de bebidas alcoólicas. Com o objetivo de auxiliar o público, duas unidades móveis de atendimento estiveram disponíveis.  As estruturas contam cada uma com uma equipe composta por dois médicos, duas enfermeiras, três técnicos de enfermagem, cinco leitos e uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de uma sala de estabilização para pacientes desacordados em estado grave.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente dois bilhões de pessoas em todo o mundo ingerem bebidas alcoólicas. O volume médio de álcool puro consumido por pessoa no Brasil equivale a 6,9 litros por ano.

Não existe um nível seguro para o consumo do álcool; se a pessoa bebe, já pode estar em risco de sofrer problemas de saúde e outros, principalmente, se ingerir mais de duas doses por dia e não deixar de beber pelo menos dois dias na semana. Em algumas situações, ainda, o uso não é recomendado mesmo em pequenas quantidades, como é o caso de:

1. Menores de 18 anos;
2. Mulheres grávidas, tentando engravidar ou amamentando;
3. Indivíduos que vão dirigir, operar máquinas ou sob o uso de medicamentos que interagem com o álcool;
4. Indivíduos que não conseguem controlar seu consumo ou que possuem problemas de saúde que podem ser agravados pelo uso de bebidas alcoólicas.

Por| AGECOM / Iguaí Bahia

Colaboração| Site Minha Vida

Sobre Wendel Oliveira | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Conselho Municipal de Cultura de Ibicuí se reúne nesta quarta (31)

Para traçarem novas perspectivas e projetos culturais o Conselho Municipal de Cultura de Ibicuí se ...