Home / DESTAQUE 1 / Iguaí comemora 63 anos

Iguaí comemora 63 anos

Iguaí comemora neste sábado, 12 de dezembro de 2015, 63 anos de emancipação política. 

Iguaí 63 anos_14

O nome Iguaí é  de origem  tupi-guarani e significa – fonte de beber água. O município é privilegiado e possui dezenas de rios, serras, vales, mais de 180 cachoeiras e aproximadamente 2000 nascentes. Recentemente, tem sido o destaque em matérias jornalísticas de jornais, sites e portais bem como nos programas de televisão sobre o turismo.

Antes do nome Iguaí, o município já foi chamado de ‘Comercinho de Major Fulgêncio’ e Lavrinhas, em referência aos primeiros desbravadores vindos da região da Chapada.

O site IguaíBAHIA

Iguaí – fonte de beber água

O território que atualmente compõe o município de Iguaí fazia parte do município de Poções até o ano de 1928. Era constituído, na maior parte de sua extensão, por matas virgens, rios e contava com uma exparsa população nativa e de poucos imigrantes.

Poucas eram as propriedades agrícolas, destacando-se entre elas a fazenda Iracema, do Sr. José Cândido da Silva, a qual fazia divisa com a Fazenda Planície do Sr. Ramiro Engrácio de Matos, que foi um dos primeiros fazendeiros desbravadores a chegar à região por volta de 1923 e em cuja fazenda está localizada hoje a maior parte da cidade de Iguaí.

Em 22 de maio de 1929, Fulgêncio Alves Teixeira, vindo do município de Rio de Contas, chefiando uma caravana de tropeiros de umas quarenta pessoas, inclusive de sua família, chegou nesta região, com o objetivo de iniciar a exploração das terras incultas. Pouco tempo depois vinha também Bráulio Clementino Novaes, trazendo a sua família e animado com os mesmos objetivos.

No domingo 26 de maio de 1929, em reunião informal, reuniram-se alguns moradores locais, na residência de Fulgêncio Alves Teixeira, e, em meio a uma reunião amistosa, foi anunciada a ideia da formação de um núcleo urbano, o que foi unanimemente aprovada por todos que ali se encontravam.

De logo, Manoel Pires da Silva, concordou que fosse a futura povoação formada em terrenos da fazenda Iracema, de sua propriedade podendo ser escolhido outro local que oferecesse melhores condições, o que recaiu também sobre as terras da Fazenda Planície de Ramiro Engrácio de Matos, onde hoje está plantada a maior parte da cidade de Iguaí.

Foram eleitas as terras que ficavam nas proximidades do rio Gongogi, ou seja, as Fazendas Iracema e Panície. Após acordo entre os interessados, foram iniciados os trabalhos de medição, pelo agrimensor Valeriano Souza, sob a orientação e administração de Fulgencio Alves Teixeira, em 21 de setembro de 1929, tendo começado a construção de casas de sopapo e adobe para residências e comércio, cuja inauguração oficial se deu nos princípios do ano de 1930.

A povoação chamou-se primitivamente de “Comercinho do Major Fulgêncio”, por ter sido ele o pioneiro na orientação e administração da mesma. Mais tarde passou a chamar-se “Lavrinhas”, por ser grande parte da população oriunda da zona das Lavras Diamantinas.

Decorrido algum tempo e em virtude de ficar a povoação às margens do rio Gongogi, dentro da Fazenda Iracema e Planície, onde os indígenas, primitivos habitantes da região, se abasteciam de água, foi-lhe dado o nome de “Iguaí”, vocábulo tupi-guarani que quer dizer fonte de beber água.

O Decreto estadual nº 8.021, de 15 de março de 1932, criou o distrito de Iguaí com sede no arraial do mesmo nome, abrangendo os distritos policiais de Água Fria, Boa Vista e Ibiporanga e pertencendo ao município de Poções.

Por fôrça da Lei estadual nº 513, de 12 de dezembro de 1952, foi elevada à categoria de cidade a vila de Iguaí e criado o município do mesmo nome com território desmembrado do de Poções e constituído de distrito único, o da sede.

O primeiro prefeito nomeado de Iguaí foi Anatálio Schettini, e o primeiro a ser eleito, em eleições livres, foi Carlos Ribeiro Freire que antes era vereador.

Posteriormente, foi criado o distrito de Ponto Chique, pela Lei estadual nº 628, de 30 de dezembro de 1953. Atualmente faz parte de Iguaí, além da sede, os distritos de Iguaibi, Ibiporanga, Altamira, Ponto Chique e Palmeirinha.

Com informações do Wikipédia

Sobre Redação | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Iguaí: Secretaria Municipal de Educação divulga Calendário Escolar 2017 da Rede Pública de Ensino

Nesta terça-feira (21), a Secretaria Municipal de Educação – SME, por meio de sua Secretária, ...