Home / DESTAQUE 1 / Encerrada a greve da Ufba após mais de quatro meses
Foto: Blog da Resenha Geral

Encerrada a greve da Ufba após mais de quatro meses

Os professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) resolveram pôr um fim à greve, durante assembleia realizada na tarde desta quarta-feira (14), na Faculdade de Arquitetura, localizada na Federação. No total, 129 professores votaram pelo fim da greve e 30 pela continuidade do movimento. Outros três se abstiveram. A paralisação dos 2.236 docentes da universidade deixou cerca de 33 mil estudantes sem aulas, em todos os institutos. cerca de 33 mil estudantes sem aulas, em todos os institutos.

Foto: Blog da Resenha Geral
Foto: Blog da Resenha Geral

Iniciada em maio, a greve da Ufba foi a de maior duração da história da Universidade, com 139 dias de duração. A decisão do fim da greve será encaminhada para a Reitoria, que deve reunir ainda essa semana o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), que vai estabelecer um novo calendário. Os grevistas sugeriram que as aulas já voltem na segunda-feira.

Calendário

Quando as aulas voltarem na Ufba, um novo calendário será definido pelo conselho acadêmico, informou o pró-reitor de Ensino de Graduação, Penildon Silva Filho. O conselho é composto pelo reitor, professores, funcionários e estudantes e deve se reunir até sexta-feira (16) para reorganizar as datas. A previsão é que as atividades sejam retomadas já na semana que vem.

“A melhor opção é terminar o semestre que ficou em aberto e começar o próximo o mais rápido possível”, esclarece o pró-reitor. Segundo ele, uma pausa entre os dois semestres será necessária por questões administrativas e para que seja realizada a matrícula dos alunos. Penildon ainda afastou os boatos de que o semestre seria cancelado. “Isso de anular semestre é lenda. Não tem sentido para a universidade”, disse.

Caso a proposta da reitoria seja aprovada pelo Conselho, as aulas do semestre 2015.1 deverão terminar no dia 9 de dezembro. Ou seja, as férias durarão 26 dias até que seja iniciado o novo semestre, em 4 de janeiro.

Sobre Redação | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Iguaí: Secretaria Municipal de Educação divulga Calendário Escolar 2017 da Rede Pública de Ensino

Nesta terça-feira (21), a Secretaria Municipal de Educação – SME, por meio de sua Secretária, ...