Home / NOTÍCIAS / BAHIA / Projeto de prevenção do uso de drogas em escolas realiza encontros no interior

Projeto de prevenção do uso de drogas em escolas realiza encontros no interior

O projeto de Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares está realizando mais uma etapa de formação dos professores e gestores que atuam na iniciativa. Nesta sexta-feira (17), o encontro acontece na cidade de Eunápolis, no Núcleo Regional de Educação (NRE 27), no sul da Bahia. As próximas reuniões estão agendadas para Itabuna (NRE 05), na terça (21), Alagoinhas (NRE 18) e Vitória da Conquista (NRE 20), na sexta (24). As agendas também incluem Jequié (NRE 22), no dia 30. Na quinta (16), os encontros foram realizados em Juazeiro (NRE 10) e Paulo Afonso (NRE 24).
drogas_slogan
A ação preventiva, no âmbito da Secretaria da Educação do Estado, é realizada em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba). A iniciativa acompanha 229 unidades da rede estadual e promove a formação de gestores escolares, professores, estudantes e familiares para o desenvolvimento de ações que contribuam para que os alunos tenham maior consciência sobre os danos causados pelo uso de álcool e outras substâncias psicoativas.
A atuação dos profissionais do projeto leva em conta o contexto em que o estudante, a escola e a família estão inseridos. As atividades incluem o estímulo às mudanças culturais no ambiente escolar, incentivando a integração entre o aluno, a família e a escola, conforme prevê o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação.
Etapas  

“Realizamos inicialmente uma videoconferência, depois fizemos um curso online na Plataforma Niava, com 30 horas de duração, e agora estamos na etapa da supervisão, onde técnicos vão até as cidades e trabalham com estudos de caso trazidos pelos participantes”, explica a vice-coordenadora do projeto, Marlene Miranda. Na quarta e última etapa, serão formados grupos de trabalho com integrantes da comunidade escolar que trabalham com as especificidades das escolas.
“A resposta está sendo muito boa. Até junho, tínhamos 229 escolas envolvidas, com 231 diretores e vices e 120 professores inscritos. Apesar dos encontros estarem sendo realizados nas sedes dos NREs, o projeto envolve também as cidades da região”, destaca o coordenador técnico da Diretoria de Acompanhamento e Gestão Educacional, Sérgio Brachmans
Telecorad 
Para dar suporte na condição de situações relacionadas ao uso de drogas, o projeto implantou a Central de Orientações e Referências em Atenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas (TeleCorad). A central atua, desde 2012, prestando atendimento gratuito aos professores da rede estadual e a toda comunidade escolar, além de informações para encaminhamentos aos serviços de saúde, assistência social e assistência jurídica. O Telecorad funciona no prédio da Faculdade de Medicina da Ufba, localizada no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, em Salvador, e atende pelo telefone 0800 075 5547.
Por | Secom/BA

Sobre Wendel Oliveira | IguaíBAHIA.com.br

Wendel Oliveira | IguaíBAHIA.com.br
Wendel Oliveira Sousa. Nasceu na cidade de Macaúbas, sertão da Bahia. Mora em Iguaí desde 2013. É professor de História e Filosofia. Também é 'apaixonado por rádio' e colaborador da Rádio Comunitária Iguaí FM, onde apresenta o Programa Em Pauta e o Esporte em Debate.

Veja Também

Vídeo: Festa De Setembro De Iguaí 2017, A Melhor Festa De Todos Os Tempos!

Deixe uma resposta