Home / NOTÍCIAS / BAHIA / Prefeito pede socorro ao ‘Velho Chico’ e diz que rio pode acabar

Prefeito pede socorro ao ‘Velho Chico’ e diz que rio pode acabar

Foto: Reprodução/Remanso Notícias
Foto: Reprodução/Remanso Notícias

Veja como o meio ambiente é um patrimônio finito e que deve ser preservado, caso nada seja feito, a situação do Rio São Francisco, que já não é boa, pode se agravar. A preocupação é do prefeito de Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, Eudes Ribeiro (PV), que vê a situação como a pior enfrentada pelo rio na história. Segundo o gestor, se a revitalização não for feita no prazo de quatro anos, o “Velho Chico” sucumbe, vira riacho.

Em entrevista à Coluna Tempo Presente, do A Tarde, Ribeiro afirmou que mesmo com o R$ 1 bi para transposição e R$ 100 milhões para recuperação, o rio não recebeu nenhuma obra que interrompa o curso da degradação. Eudes disse que a navegabilidade na Lapa, na Barra e em outros municípios banhados pelo rio, é praticamente nula e em alguns trechos dá para atravessar de pé. Ele informa também que a vazão que era de 1,5 mil metros cúbicos no ano passado, já baixou de 1 mil m³ e agora é de 900 m³. A época de seca, que chega em setembro, preocupa ainda mais o gestor. Uma espécie de caravana com vários prefeitos da região, junto com o bispo dom Luiz Cappio, de Barra, irá a Brasília para chamar a atenção do Congresso para o dilema do Velho Chico.

Por | Portal Bahia Notícias / Site de notícias Iguaí Bahia

Sobre Wendel Oliveira | IguaíBAHIA.com.br

Wendel Oliveira | IguaíBAHIA.com.br
Wendel Oliveira Sousa. Nasceu na cidade de Macaúbas, sertão da Bahia. Mora em Iguaí desde 2013. É professor de História e Filosofia. Também é 'apaixonado por rádio' e colaborador da Rádio Comunitária Iguaí FM, onde apresenta o Programa Em Pauta e o Esporte em Debate.

Veja Também

Vídeo: Festa De Setembro De Iguaí 2017, A Melhor Festa De Todos Os Tempos!

Deixe uma resposta