Home / NOTÍCIAS / BAHIA / Concessionárias baianas demitem seis mil funcionários
Foto: Divulgação / Facebook

Concessionárias baianas demitem seis mil funcionários

Foto: Divulgação / Facebook
Foto: Divulgação / Facebook

Com a queda de 20% nas vendas de veículos no estado – no comparativo entre o primeiro semestre deste ano e o acumulado do ano passado -, as concessionárias baianas seguem a tendência da indústria nacional e demitem em massa. Desde o início do ano, aproximadamente, seis mil funcionários já perderam o emprego nas 388 lojas filiadas, em todo o estado, ao Sindicato das Concessionárias e Distribuidores de Veículos do Estado da Bahia (Sincodivba). De acordo com a entidade, as empresas estão dispensando, em média, 35% de seus quadros.

Segundo o presidente do Sincodivba, Raimundo Valeriano, nem mesmo o apelo tradicional das vendas de fim de ano deve conter as demissões no ramo. A estimativa é que as empresas encerrem 2015 com um acumulado de oito mil demissões.

Em Salvador, um dos casos mais graves é o encerramento das atividades de três concessionárias de um mesmo grupo (Americar, Tratocar e Samurai), gerando cerca de 100 demissões oficiais. “Infelizmente, com a retração econômica e, consequentemente, a alta dos juros, o consumidor fica receoso de apostar em financiamentos de longo prazo, com impacto não só para as indústrias que também estão demitindo em massa (ver matéria nesta página), como para as vendas diretas nas lojas”, diz Valeriano.

As demissões vêm ocorrendo também nos casos de venda das empresas, em pacote geralmente seguido de corte de pessoal. Valeriano acredita, entretanto, em recuperação da economia, a partir do ano que vem, “quando as expectativas sobre novas mudanças no cenário brasileiro devam se acomodar, também com o desenrolar e provável conclusão das investigações da Operação Lava Jato, que afetaram o setor de construção civil, comprometendo a circulação de dinheiro na economia”, como frisou.

Por: Portal A Tarde

Sobre Wendel Oliveira | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Conselho Municipal de Cultura de Ibicuí se reúne nesta quarta (31)

Para traçarem novas perspectivas e projetos culturais o Conselho Municipal de Cultura de Ibicuí se ...

Deixe um comentário