Home / DESTAQUE 1 / Site de notícias denuncia desmatamento em Iguaí

Site de notícias denuncia desmatamento em Iguaí

apa serra do ouro 3

O site Bahia Notícias publicou nesta quarta-feira (17), uma denúncia que acusa desmatamento e queimadas criminosas em uma área de proteção ambiental em Iguaí, no sudoeste baiano. Segundo um morador, o principal motivo para as agressões é a falta de fiscalização na Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Ouro. O local, com mais de 50 mil hectares, abriga cerca de 180 cachoeiras, 27 rios e mais de duas mil nascentes. Ainda de acordo com o morador, o local estaria sem gestor ambiental há dois anos, o que facilitou a degradação do ecossistema, o desmatamento e o assoreamento (acumulação de detritos) em rios. No mês passado, um ofício foi encaminhado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) apontando as irregularidades e o problema da falta de gestão ambiental.

O Bahia Notícias procurou o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão da Sema responsável pela gestão das APAs, que negou a falta de gestão na reserva Serra do Ouro. De acordo com a assessoria do instituto, os trabalhos de gestão e fiscalização em Iguaí são feitos pela unidade regional de Vitória da Conquista. Um número é disponibilizado para disque-denúncia em casos de desmatamentos, entre outras agressões ao meio ambiente: 0800 71 1400. No município, o turismo rural é uma das fontes de renda. Segundo o morador, por conta dos ataques à reserva, o movimento no local também teria enfraquecido.

Cabe ressaltar que, conforme publicado no Diário Oficial do Município, publicado em 02 de junho de 2105, nº 1215, e Portaria Municipal nº 0130 de 01 de junho de 2015,  exonerou  Sr. Ruberval Guimarães Pinto, do Cargo de Secretário de Meio Ambiente, e , nomeando o Sr. Fernando de Oliveira Ferreira, conforme Portaria Municipal nº 0131 registrado no mesmo Diário Oficial mencionado.

Por: Site Bahia Notícias / Site de notícias Iguaí Bahia

Sobre Wendel Oliveira | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Conselho Municipal de Cultura de Ibicuí se reúne nesta quarta (31)

Para traçarem novas perspectivas e projetos culturais o Conselho Municipal de Cultura de Ibicuí se ...

Deixe um comentário