Home / DESTAQUE DE GIRO / Dom Estevam dos Santos toma posse como bispo auxiliar

Dom Estevam dos Santos toma posse como bispo auxiliar

O ex-pároco de Iguaí, Estevam dos Santos Filho, tomou posse como bispo auxiliar na Arquidiocese de Salvador, na manhã deste sábado (26).

Foto: Reprodução da página da Arquidiocese de Salvador
Foto: Reprodução da página da Arquidiocese de Salvador

Dom Estevam dos Santos Silva Filho tomou posse como bispo auxiliar na Arquidiocese de Salvador neste sábado (26). “Estou muito feliz. Sou baiano de nascimento, de coração, de mente e de espírito. Estou feliz como todo o povo baiano deve ser sempre, feliz. Agradeço ao Senhor do Bonfim por me trazer aqui a esta cidade tão querida”, disse Dom Estevam.

A Missa foi presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, na Catedral Basílica, e contou com a presença do arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, dos bispos auxiliares de Salvador, Dom Gilson Andrade da Silva, Dom Giovanni Crippa e Dom Marco Eugênio, além de padres, seminaristas, diáconos, religiosos, autoridades políticas e leigos.

A Missa teve início às 10h. Logo após a procissão de entrada, Dom Murilo pediu a Dom Estevam para apresentar a Bula Apostólica, enviada pelo Papa Francisco, que o institui bispo auxiliar.

Durante a homilia, Dom Murilo aproveitou para agradecer, mais uma vez, ao arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Luís Pepeu. “Acolhemos hoje, com alegria, Dom Estevam. Ele vem como um presente do ressuscitado para nós. Renovo aqui os agradecimentos a Dom Luís Pepeu e a Arquidiocese de Vitória da Conquista pelo presente que nos deu, porque foi lá que Dom Estevam foi preparado com muito carinho”, disse.

A partir de agora, Dom Estevam está a serviço da Igreja em Salvador – que conta com 111 paróquias – e auxiliará no pastoreio de Dom Murilo, ao lado dos outros bispos auxiliares. “Ao pensar nas palavras que diria hoje, meu coração se lembrou de Moisés, na passagem da sarça ardente, quando ouviu de Deus: ‘tire as sandálias dos pés, pois o lugar onde estás é uma terra santa’. Ao pisar no solo desta cidade e nesta catedral, tenho certeza de que estou em um lugar santo. Eis-me aqui nesta terra, em missão na Arquidiocese de Salvador e de todos os santos”, disse Dom Estevam.

Dom Estevam

Nascido em Vitória da Conquista – Bahia no dia 10 de abril de 1968, Dom Estevam foi ordenado presbítero no dia 9 de julho de 1995. Desenvolveu trabalhos pastorais, como pároco, em diversas paróquias, assessorando pastorais e movimentos.

Antes de ser nomeado bispo auxiliar, era pároco de Nossa Senhora das Candeias (Vitória da Conquista), diretor espiritual no Seminário Maior e ecônomo da Arquidiocese de Vitória da Conquista.

No dia 29 de janeiro deste ano, Dom Estevam recebeu a missão de auxiliar, como bispo, a Arquidiocese de Salvador. A Ordenação Episcopal aconteceu no dia 30 de março, no Ginásio de Esportes de Vitória da Conquista. “Eu escolhi como lema ‘Ai de mim se eu não evangelizar’. Venho para somar e dar a razão da esperança que é o próprio Jesus Cristo, vivo e ressuscitado. Quero também buscar aqueles que estão afastados da religião. Quero chegar mais perto, especialmente dos jovens”, diz Dom Estevam.

Com informações da página da Arquidiocese de Salvador

Leia também:

Sobre Redação | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Iguaí: Secretaria Municipal de Educação divulga Calendário Escolar 2017 da Rede Pública de Ensino

Nesta terça-feira (21), a Secretaria Municipal de Educação – SME, por meio de sua Secretária, ...

Deixe um comentário