Home / DESTAQUE DE GIRO / Sorteio define grupos da Copa do Nordeste 2014

Sorteio define grupos da Copa do Nordeste 2014

O Esporte Clube Primeiro Passo de Vitória da Conquista-BA ficou no grupo  B, juntamente com Bahia, Santa Cruz e CSA.

Foto: Reprodução da internet
Foto: Reprodução da internet

Os quatro grupos da Copa do Nordeste de 2014 estão definidos. Um sorteio realizado em Salvador, na noite desta terça-feira, definiu os confrontos da primeira fase da competição, que será disputada por 16 equipes. O sorteio separou as equipes em quatro potes a partir do ranking da CBF. Com isso, Vitória, Bahia, Sport e Ceará foram os cabeças de chave. A partir da edição de 2015, o campeão terá direito a vaga na Copa Sul-Americana.

O sorteio colocou frente a frente logo na primeira fase adversários históricos como, por exemplo, o embate entre Sport e Náutico no grupo D. Rivais regionais e donos de grandes torcidas, Bahia e Santa Cruz também vão medir forças na primeira fase. Além do clássico de Recife, a competição terá ainda outros dois embates locais nesta fase inicial: Sergipe e River Plate no grupo A, e Bahia e Vitória da Conquista no grupo B.

Pelo sorteiro também foi defindo o caminho até a taça. O primeiro colocado no grupo A enfrenta o segundo do grupo C. Enquanto o campeão do grupo C enfrenta o vice-líder do grupo A. O mesmo acontece com os dois grupos restantes: o primeiro do grupo B enfrenta o segundo do grupo D, enquanto o líder do grupo D enfrenta o segundo colocado do grupo B.

De acordo com o calendário divulgado pela CBF, a Copa do Nordeste deve começar no dia 12 de janeiro. Campeão da Copa do Nordeste em 2013, o Campinense está fora da disputa do próximo ano porque ficou fora da decisão do Campeonato Paraibano deste ano.

O evento que definiu os confrontos e o caminho até a taça contou com a presença do presidente da CBF José Maria Marin, do vice e presidente da Federação Paulista de Futebol Marco Polo Del Nero, além do secretário de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Toninho Nascimento. Os presidentes das sete federações envolvidas na disputa, além de representantes dos 16 clubes, também estiveram no evento.

Em 2014, a competição terá uma versão sub-20, que será disputada pelos mesmos clubes participantes da competição princial. Além disso, o campeonato terá uma bola exclusiva e um álbum de figurinhas oficial.

A retirada das bolinhas dos potes ficou a cargo de Bobô, campeão brasileiro pelo Bahia em 1988, e Ronaldo Angelim, ídolo do Fortaleza e campeão brasileiro pelo Flamengo em 2009.

Após o sorteio, os grupos da Copa do Nordeste 2014, que já ganhou o apelido carinhoso de ‘Lampions League’, em referência aos lampiões nordestinos e à Liga dos Campeões, ficaram definidos assim:

  • Grupo A: Vitória, América-RN, River Plate, Sergipe
  • Grupo B: Bahia, Santa Cruz, CSA, Vitória da Conquista
  • Grupo C: Ceará, CRB, Treze, Potiguar
  • Grupo D: Sport, Náutico, Guarany-CE, Botafogo-PB

Por Eric Luis Carvalho

Sobre Redação | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Iguaí: Ibiporanga II Vence Riachão de Lô na abertura do Campeonato Rural 2017

Na tarde deste domingo, 01 de Outubro de 2017, por volta dás 15h20, no distrito ...

Deixe uma resposta