Home / DESTAQUE DE GIRO / TV analógica: Decreto antecipa para 2015 início do desligamento
Imagem Ilustrativa TV Digital | Foto: reprodução da internet

TV analógica: Decreto antecipa para 2015 início do desligamento

Foi publicado nesta terça-feira (30) no Diário Oficial da União o decreto presidencial que antecipa de 2016 para 2015 o início do desligamento do sinal analógico da televisão aberta. Com isso, em vez de a transição da faixa de 700 mega-hertz (Mhz) para a telefonia móvel de quarta geração (4G) ser feita em única data, conforme estava previsto, passará a ser feita de forma escalonada.

Imagem Ilustrativa TV Digital | Foto: reprodução da internet
Imagem Ilustrativa TV Digital | Foto: reprodução da internet

De acordo com o cronograma estabelecido pelo Ministério das Comunicações, publicado hoje no decreto presidencial, a transição terá início em 1º de janeiro de 2015 e será encerrada em 31 de dezembro de 2018. A partir desta data, todos canais de TV aberta do país deverão transmitir com tecnologia digital.

Os últimos detalhes sobre o decreto foram acertados ontem (29) pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, conforme antecipou a Agência Brasil. A previsão é que o leilão desta faixa seja realizado em 2014.

Veja as cidades com cobertura digital na Bahia

Cidade Emissora Afiliado
Aratuípe TV Bahia Globo
Camaçari TV Bahia Globo
Candeias TV Bahia Globo
Dias D’ávila TV Bahia Globo
Feira de Santana TV Subaé Globo
Itaparica TV Bahia Globo
TV Bandeirantes
Jaguaripe TV Bahia Globo
Lauro de Freitas TV Bahia Globo
TV Bandeirantes
Madre de Deus TV Bahia Globo
Maragogipe TV Bahia Globo
Nazaré TV Bahia Globo
Pojuca TV Bahia Globo
Salinas da Margarida TV Bahia Globo
Salvador TV Bahia Globo
TV Itapoan Record
TV Aratu SBT
TV Bandeirantes
TV Rede Vida
Record News Record
Santo Amaro TV Bahia Globo
São Francisco do Conde TV Bahia Globo
São Sebastião do Passé TV Bahia Globo
Sapeaçu TV Bahia Globo
Saubara TV Bahia Globo
Simões Filho TV Bahia Globo
Vera Cruz TV Bahia Globo

Confira os principais benefícios da TV digital aberta:

TV Analógica TV Digital Explicação Vídeo
Qualidade da imagem Definição padrão (entre 480 e 525 linhas, com baixa nitidez) Alta definição (até 1080 linhas, com elevado nível de nitidez) Quando se diz que o televisor é Full HD 1920 x 1080, significa que ele pode mostrar 1920 pixels na direção horizontal e 1080 na vertical, dando um total de 2.073.600 pixels em toda tela. A nitidez é muito superior à imagem analógica. O telespectador consegue perceber detalhes da imagem que antes não eram visíveis. Com imagens deslumbrantes, a experiência de ver TV se torna muito mais rica.
Qualidade do som Estéreo (apenas 2 canais) 6 canais (surround) A televisão iniciou com som mono (um canal de áudio), evoluiu para o estéreo (dois canais, esquerdo e direito). Com a TV digital, passará para seis canais (padrão utilizado por sofisticados equipamentos de som e home theaters). O sistema surround oferece um ambiente mais realístico de áudio, aumentando a sensação de imersão do telespectador no ambiente da cena. A maneira mais comum de implementação do surround é a utilização de múltiplos canais de áudio, como o 5.1.
Formato de exibição 4:3. 16:9 (tela de cinema, ou widescreen) Esses números representam a proporção entre largura e altura da tela. Toda transmissão em HDTV ocorre no formato 16:9.
Canais por emissora 1 até 6 em definição padrão A TV digital brasileira permite que as emissoras escolham se querem transmitir um único canal em alta definição mais o sinal para dispositivos móveis (chamado one-seg) ou se querem abrir mão da alta definição e transmitir até seis canais em definição padrão, sem alta qualidade de imagem. Essa segunda opção, chamada de multiprogramação, permite que uma única emissora ofereça até seis conteúdos ao mesmo tempo. A primeira emissora a oferecer essa possibilidade no País foi a TV Cultura, que transmite o canal UNIVESP TV em paralelo à programação principal.
Mobilidade Recepção fixa Recepção em deslocamento Um dos principais benefícios da TV digital no Brasil é a possibilidade de assisitir à programação em dispositivos móveis e portáteis, como celulares com TV digital, mini-TVs, notebooks etc.
Interatividade Poucas possibilidades Muitas possibilidades Com a TV digital, é possível, por exemplo, buscar um resumo do capítulo de uma novela ou responder a perguntas (Quiz) sobre os personagens e a trama para testar os seus conhecimentos. Também é possível consultar informações estatísticas (número de faltas, tempo de posse da bola etc.) durante um jogo de futebol, verificar as últimas notícias, indicadores econômicos e a previsão do tempo. Serviços de utilidade pública e de governo voltados para educação, segurança e saúde poderão também ser disponibilizados pela televisão. Empresas também poderão oferecer serviços aos telespectadores, como realização de operações bancárias pela TV e acesso a informações do cliente. No futuro, será possível participar em tempo real de votações em reality shows ou até mesmo compras de produtos e serviços utilizando o controle remoto.
Qualidade do sinal chuviscos, ruídos e fantasmas livre de interferências O sinal digital nunca chega com falhas. Os milhões de telespectadores que moram nas áreas do País onde há cobertura do sinal podem usufruir de imagens sem chuviscos, sem ruídos, sem fantasmas ou qualquer problema na qualidade da imagem recebida.
Custo Zero Zero Na TV digital aberta, não é preciso pagar mensalidades. Diferentemente da TV paga (via cabo ou satélite), a TV digital é livre e gratuita.

Para informações mais técnicas sobre a TV digital, acesse: Informações técnicas.

Matéria publicada com informações:

  • Agência Brasil
  • DTV

Sobre Redação | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Iguaí: Secretaria Municipal de Educação divulga Calendário Escolar 2017 da Rede Pública de Ensino

Nesta terça-feira (21), a Secretaria Municipal de Educação – SME, por meio de sua Secretária, ...

Deixe um comentário