Home / DESTAQUE DE GIRO / Assinada ordem de serviço para construção da Ponte Ilhéus-Pontal

Assinada ordem de serviço para construção da Ponte Ilhéus-Pontal

A ordem de serviço para o início das obras da Ponte Ilhéus-Pontal, que será construída sobre o Rio Cachoeira, foi assinada na manhã desta quinta-feira (27) pelo governador Jaques Wagner.

Foto: GovBA
Foto: GovBA

O evento aconteceu em Ilhéus, e o investimento envolve cerca de R$ 165 milhões, beneficiando 176 mil habitantes do município, de Itabuna, Una e Itacaré, além de atividades como a agricultura e o turismo, e vai viabilizar projetos como o Porto Sul e a Ferrovia Oeste-Leste. Também estiveram presentes na solenidade os secretários estaduais da Casa Civil, Rui Costa, e do Turismo, Domingos Leonelli.

Como parte das comemorações pelo aniversário de Ilhéus (28 de junho), a assinatura autoriza o início imediato das obras, que devem ser concluídas em dois anos. Sob a responsabilidade do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), a construção da primeira ponte estaiada da Bahia atende a uma antiga demanda de moradores e turistas, melhorando a mobilidade na cidade. “Não tenho dúvida de que a ponte vai aumentar o embelezamento da cidade, melhorando muito o fluxo e o turismo de Ilhéus”, afirmou Wagner.

Além da nova ponte de 497 metros de extensão, as obras preveem a construção de 2,2 quilômetros de sistema viário no trecho da BA-001. O projeto inclui ainda a implantação de vias de acesso e outras intervenções urbanas.

A previsão é de que vão trafegar pela Ponte Ilhéus-Pontal aproximadamente 8.500 veículos por dia. Hoje, a única ligação entre o bairro de Pontal e o centro de Ilhéus é a Ponte Lomanto Júnior, também sobre o Rio Cachoeira e local de constantes congestionamentos. “Em geral, o trânsito aqui é um inferno, principalmente em períodos de aulas escolares e nos horários de pico”, disse o funcionário público Renato Bocchinno.

O arquiteto Alan Dick acredita que a nova ponte vai trazer mais comodidade e rapidez para quem precisa se deslocar entre as duas regiões da cidade. “Hoje temos uma única opção e agora teremos mais uma”.

Sobre Redação | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Iguaí: Ibiporanga II Vence Riachão de Lô na abertura do Campeonato Rural 2017

Na tarde deste domingo, 01 de Outubro de 2017, por volta dás 15h20, no distrito ...

Deixe uma resposta