Home / DESTAQUE DE GIRO / Assinada ordem de serviço para construção da Ponte Ilhéus-Pontal
Foto: GovBA

Assinada ordem de serviço para construção da Ponte Ilhéus-Pontal

A ordem de serviço para o início das obras da Ponte Ilhéus-Pontal, que será construída sobre o Rio Cachoeira, foi assinada na manhã desta quinta-feira (27) pelo governador Jaques Wagner.

Foto: GovBA
Foto: GovBA

O evento aconteceu em Ilhéus, e o investimento envolve cerca de R$ 165 milhões, beneficiando 176 mil habitantes do município, de Itabuna, Una e Itacaré, além de atividades como a agricultura e o turismo, e vai viabilizar projetos como o Porto Sul e a Ferrovia Oeste-Leste. Também estiveram presentes na solenidade os secretários estaduais da Casa Civil, Rui Costa, e do Turismo, Domingos Leonelli.

Como parte das comemorações pelo aniversário de Ilhéus (28 de junho), a assinatura autoriza o início imediato das obras, que devem ser concluídas em dois anos. Sob a responsabilidade do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), a construção da primeira ponte estaiada da Bahia atende a uma antiga demanda de moradores e turistas, melhorando a mobilidade na cidade. “Não tenho dúvida de que a ponte vai aumentar o embelezamento da cidade, melhorando muito o fluxo e o turismo de Ilhéus”, afirmou Wagner.

Além da nova ponte de 497 metros de extensão, as obras preveem a construção de 2,2 quilômetros de sistema viário no trecho da BA-001. O projeto inclui ainda a implantação de vias de acesso e outras intervenções urbanas.

A previsão é de que vão trafegar pela Ponte Ilhéus-Pontal aproximadamente 8.500 veículos por dia. Hoje, a única ligação entre o bairro de Pontal e o centro de Ilhéus é a Ponte Lomanto Júnior, também sobre o Rio Cachoeira e local de constantes congestionamentos. “Em geral, o trânsito aqui é um inferno, principalmente em períodos de aulas escolares e nos horários de pico”, disse o funcionário público Renato Bocchinno.

O arquiteto Alan Dick acredita que a nova ponte vai trazer mais comodidade e rapidez para quem precisa se deslocar entre as duas regiões da cidade. “Hoje temos uma única opção e agora teremos mais uma”.

Sobre Redação | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Iguaí: Secretaria Municipal de Educação divulga Calendário Escolar 2017 da Rede Pública de Ensino

Nesta terça-feira (21), a Secretaria Municipal de Educação – SME, por meio de sua Secretária, ...

Deixe um comentário