Home / DESTAQUE DE GIRO / Caso ‘rio Gongogi’: Gestor da APA Serra do Ouro emite comunicado

Caso ‘rio Gongogi’: Gestor da APA Serra do Ouro emite comunicado

No dia 3 de maio de 2013, o site IguaíBAHIA, publicou uma matéria sobre uma mancha de óleo que estava sobre o rio Gongogi. A redação do site encaminhou o teor da matéria à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e ao Gestor da Área de Proteção Ambiental Serra do Ouro – APASO.

Rio Gongogi no sábado (4) pela manhã. Foto: IguaíBAHIA
Rio Gongogi no sábado (4) pela manhã. Foto: IguaíBAHIA

Leia abaixo o parecer enviado por Jaécio Matos, Gestor da APA Serra do Ouro (APASO) ao site IguaíBAHIA

Resposta do Gestor da APA sobre o caso ‘rio Gongogi’. E-mail recebido às 15:48 do dia 15/05/2013

A gestão da APASO informa que já estão sendo tomadas as devidas providências. Sabemos que o problema da poluição do Rio Gongogi vai muito mais além do que esse fato isolado. O governo municipal (com a pressão popular) através de convênios com o governo federal e estadual deverá se empenhar para conseguir o projeto da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). Com isso, o esgoto domiciliar e hospitalar (o mais grave) seriam tratados antes de cair no rio. Paralelamente, campanhas de educação ambiental e fiscalização são importantes, inclusive com a colaboração dos meios de comunicação local.

Parecer do Gestor da APA sobre a mancha de óleo no rio Gongogi.  E-mail recebido às 18:07 do dia 15/05/2013
Informamos que após uma investigação no local ficou constatado que a mancha de óleo é proveniente do canal de esgoto que passa nos fundos da antiga serraria de Valdeci Lima. Percorremos o canal e verificamos que não é o esgoto do posto de lavagem de veículos, como alguns suspeitavam. Concluímos a análise e ficou evidenciado que alguém ou algum estabelecimento comercial situado nas redondezas do colégio Manoel Lobo, Arani de Sousa  e a BA que liga  Iguaí a Canaã e Ibicuí, lançou óleo em grande quantidade no canal de esgoto, contaminando o Rio Gongogi.
 Jaécio Matos – Gestor da APA Serra do Ouro – APASO

Leia também:

Camada de óleo sobre o rio Gongogi

Sobre Redação | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Iguaí: Ibiporanga II Vence Riachão de Lô na abertura do Campeonato Rural 2017

Na tarde deste domingo, 01 de Outubro de 2017, por volta dás 15h20, no distrito ...

Deixe uma resposta