Home / DESTAQUE DE GIRO / Guilherme Menezes é o quinto nome do PT à sucessão do governador baiano

Guilherme Menezes é o quinto nome do PT à sucessão do governador baiano

De acordo com a matéria publicada no dia 18 de abril de 2013 pelo site Tribuna da Bahia. O iguaiense Guilherme Menezes, Prefeito de Vitória da Conquista  é o quinto nome quinto nome do PT à sucessão do governador Jaques Wagner.

Foto: Blog da Resenha Geral
Foto: Blog da Resenha Geral

Dividido em tendências políticas, o Partido dos Trabalhadores, que já evidenciou o desejo de permanecer no comando do governo baiano, nos próximos anos ainda não cessou as articulações em prol de nomes que possam se tornar potenciais candidatos a cadeira do Palácio de Ondina. Além dos secretários de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, da Casa Civil, Rui Costa, do senador Walter Pinheiro e do ex-prefeito Luiz Caetano, nos bastidores surge mais uma aposta na discussão sobre a eleição.

A tendência Movimento PT deve aproveitar a visita da ministra de Direitos Humanos do governo Dilma, Maria do Rosário, a Vitória da Conquista, no sudoeste, hoje, para tentar fortalecer o nome do prefeito do município, Guilherme Menezes .

A ministra chega à cidade para realizar uma aula inaugural na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) com o tema “Políticas de Direitos Humanos no Brasil”, no entanto, consta que a titular também vai participar de atividades políticas ao lado do prefeito petista e do deputado estadual Marcelino Galo (PT), considerado um dos líderes da tendência na Bahia. O “Movimento PT” já realizou dois encontros, sendo o último em Camaçari para discutir o cenário pré-eleitoral.

Galo destacou que, embora, o prefeito não seja citado como pré-candidato, o seu nome cresce na região Sudoeste. “Isso pelo que ele fez e vem fazendo na cidade que é mais importante governada pelo PT no Nordeste, pela revolução em termos de políticas públicas. Com o quarto mandato como prefeito, Guilherme tem uma participação decisiva, mudando a cara da cidade, que pode ter indicadores econômicos menores, mas bastante qualificados no social, sendo hoje um polo de educação, e demonstrando o êxito no modo petista de governar”, defendeu. Questionado sobre a profusão de pré-candidatos no PT, Galo preferiu destacar que a indicação por Menezes “vai além da tendência. A região já o coloca”, frisou.

A ministra que desembarca hoje na cidade também antecipou o peso do diálogo entre a tendência nacional e as bases políticas da Bahia. “Essa visita será um momento de reconhecimento das bases e, sobretudo, para ratificar a consolidação dos debates envolvendo a tendência e o partido, que passa por um processo de fortalecimento e de construção de novas diretrizes”, afirmou.

O prefeito classificou como “natural” a citação de seu nome, como possível para concorrer à gestão estadual, mas negou que estivesse em articulação para que essa condição se concretizasse. “Neste momento minha preocupação é administrar a prefeitura de Conquista”, enfatizou.

Apesar da ventilação em torno do alcaide, o diretório estadual não o considera postulante. O presidente estadual do PT, Jonas Paulo, por exemplo sinalizou que não há chances para Menezes. “Os nomes do PT já estão oficializados pelo diretório estadual.

Por Lílian Machado | Tribuna da Bahia

Sobre Redação | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Vídeo: Festa De Setembro De Iguaí 2017, A Melhor Festa De Todos Os Tempos!

Deixe uma resposta