Home / NOTÍCIAS / BAHIA / UPB Itinerante de Vitória da Conquista registra maior número de prefeitos presentes
(Foto: Internauta IguaíBAHIA)

UPB Itinerante de Vitória da Conquista registra maior número de prefeitos presentes

Prefeito de Iguaí, Rony Moitinho, se faz presente no evento.

Ao todo, 20 gestores da região sudoeste estiveram em busca de qualificação em contas públicas“Temos que pensar grande. Que a nossa região pode melhorar, que os prefeitos podem fazer administrações sérias, coerentes e dignas. Que os gestores possam entregar seu governo com as contas em dia”. Foi com essa mensagem de otimismo que o prefeito de Belo Campo e diretor da União dos Municípios da Bahia (UPB), José Henrique Tigre, conhecido como Quinho, fez a abertura da 7ª edição do UPB itinerante, nesta quarta-feira (30), em Vitória da Conquista.

(Foto: UPB)

O gestor municipal esteve na abertura da capacitação, que vai até sexta-feira (1º), representando o presidente da entidade e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro.

A capacitação tem como objetivo principal qualificar os técnicos municipais em contas públicas e incentivar a adequação e a aprovação de contas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), principal parceiro do projeto. Em Vitória da Conquista foi registrado o maior número de prefeitos presentes, deste o início do UPB Itinerente de 2017 – 20 gestores compareceram.

(Foto: Internauta IguaíBAHIA)

Representante do TCM, o conselheiro substituto, Ronaldo Nascimento Sant´Anna fez um breve resumo do conteúdo que será discutido e repassado nos três dias de capacitação. “O nosso intuito é fazer cumprir a parceria exitosa que temos com a UPB. Isso é de estrema relevância para a nossa missão constitucional, não só de fiscalizar os recursos públicos, mas também de propagar como deve ser conduzida a administração municipal, as principais leis que regem e como é o entendimento do controle externo baiano ”, ressalta.

“Precisamos aprimorar a gestão pública, especialmente hoje, com a queda de arrecadação em todo país. Arrecadamos menos, a cada ano, e temos munícipes mais exigentes. Daí a necessidades da criatividade, seriedade, transparência, e, principalmente, que cada gestor busque se qualificar e estender o conhecimento para todos os técnicos”, avaliou Hérzem Gusmão, prefeito de Vitória da Conquista, cidade que sedia o evento. O gestor municipal disse que está muito agradecido pela escolha do seu município para a realização da capacitação.

A ex-presidente da UPB e atual presidente da Fundação Luis Eduardo Magalhães, Maria Quitéria, também compareceu a capacitação de deixou sua mensagem. “O presidente Eures tem defendido a bandeira municipalista com muito afinco e responsabilidade”, disse Quitéria, que parabenizou as instituições realizadoras da capacitação. Também marcaram presença na mesa de abertura o vice-presidente da AMVAGRA, CIVALERG e prefeito de Condeuba, Silvan Baleeiro; o presidente da AMIRS, CISS e prefeito de Poções, Leandro Araújo Mascarenhas; o presidente do CIVARP e prefeito de Itambé, Eduardo Gama; e o presidente do Consócio de Desenvolvimento Sustentável do Médio Sudoeste da Bahia e prefeito de Iguai, Ronaldo Moitinho.

“Vivemos em uma busca constante por capacitação. Não podemos perder a oportunidade. Nem a gente, nem os nossos servidores. A UPB se deslocar e vir promover esse evento aqui é uma oportunidade para o gestor e seus funcionários, que precisam de mais conhecimento, disse a prefeita de Mortugaba, Rita de Cássia, participante do evento.

Também estiveram presentes os gestores dos municípios de Barra do Choça, Adiodato José de Araújo; Itororó,                Adauto Oliveira de Almeida; Ribeirão do Largo,                Herbert Gonçalves de Oliveira; Macaraní, Miller Silva Ferraz; Bom Jesus da Serra, Edinaldo Meira Silva; Boa Nova, Adonias da Rocha Pires de Almeida; Planalto, Edilson Duarte da Cunha; Firmino Alves, Aurelino Moreno da Cunha Neto; Presidente Jânio Quadros, Alex da Silva; Encruzilhada, Wekisley Teixeira Silva; Cordeiros, Delci Alves Luz; Rio de Contas, Cristiano Cardoso de Azevedo; e Brejões, Alessandro Rodrigues Brandao Correia.

A iniciativa tem o apoio da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Sebrae, que juntos oferecem atendimento aos municípios sobre a contratação de convênios federais e compras governamentais de micro e pequenas empresas, respectivamente. Já o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que também apoia a capacitação, dá orientação sobre estágio e inserção de jovens no mercado de trabalho.

Palestra sobre ações da UPB

O primeiro palestrante da manhã foi o assessor jurídico da União dos Municípios da Bahia (UPB), Lucas Mollicone. O especialista falou sobre as ações entidade para apoio aos municípios baianos. Ações do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), índice de despesa com pessoal, captação de recursos, regularização fundiária urbana, Índice de Valor Adicionado (ICMS), recuperação de créditos na área da saúde e planejamento tributário estiveram entre os assuntos abordados por Lucas. “Quando o assunto é FUNDEF temos uma demanda muito grande na UPB. Na Bahia, nós temos aproximadamente R$ 3 bilhões ainda sem ação. Existe uma grande quantidade de municípios que ainda não entrou com ações”, alertou o palestrante, que colocou os contatos da Coordenação Jurídica da UPB à disposição dos gestores interessados no assunto.

Veja abaixo a capacitação dos dois últimos dias do UPB Itinerante

Dia 31 de agosto de 2017 – Oficina técnica sobre SIGA e E-TCM

Facilitadores: Adelmo Gomes Guimarães – Auditor Estadual de Controle Externo do TCM e Francisco de Assis Nunes de Oliveira – Auditor Estadual de Controle Externo do TCM

08h – Introdução da prestação de contas eletrônica

09h – Captura – módulo cadastro

12h – Intervalo para almoço

13h30min – Captura – Módulo Informes Mensais

17h – Encerramento

Dia 01 de Setembro de 2017 – Oficina técnica sobre SIGA e E-TCM

08h – Captura – Módulo Informes Mensais

10h – Captura – Relatórios

12h – Intervalo para almoço

13h30min – Prestação de contas eletrônica – E_TCM

14h30min – Analisador para controladores e gestores

17h – Encerramento

 

|Por UPB

 

Sobre Luan Soares

Luan Soares, Natural de Cotia-SP, é Estudante de Marketing, possuí vários cursos na área de Informática e Comunicação Social. Atualmente é Coordenador Municipal de Turismo da cidade de Iguaí, Radialista na Rádio 104,9 Iguaí FM, onde apresenta o Programa Livre e Informativo 104. É DJ Produtor, e atual Presidente do Comjuve/Iguaí (Conselho Municipal da Juventude) [2017-2020] E Vice-Presidente do COMAMB (Conselho Municipal de Meio Ambiente) [2018-2020].

Veja Também

Iguaí: Vereador Arismar Guimarães (PT) doará 100% de seu salário em Cestas Básicas

Na cidade de Iguaí, o Vice-presidente da Câmara de Vereadores e Líder do Governo na ...