Home / IGUAÍ / Eventos realizados em junho em Iguaí mostram o potencial da cidade para se inserir nos festejos juninos
Quadrilha Lumiar do Sertão

Eventos realizados em junho em Iguaí mostram o potencial da cidade para se inserir nos festejos juninos

São João Da BahiaPassados os festejos juninos, voltamos à vida normal, trabalho, volta às aulas, horários, enfim; rotina sendo organizada, mas o que o nosso site tem observado e coloca em discussão, é o potencial da cidade de Iguaí para também se inserir nos festejos juninos.

É evidente que muito próximo, a 16 quilômetros do município de Iguaí, esta uma das maiores festas de São João da Bahia, o São João tradicional de Ibicuí. Segundo a prefeita Gilnay Santana, no período junino a cidade de Ibicuí chega a receber mais de 40 mil visitantes, movimentando cerca de R$ 10 milhões na economia local.

São estes valores citados pela prefeita de Ibicuí que tornam atraentes o incentivo ao ressurgimento do São João de Iguaí, fazer parte deste bolo seria um grande incentivo para a economia local. Lojas, imóveis, serviços, pequenos vendedores e outras atividades comerciais “beberiam desta fonte” e colocaria dinheiro circulando na cidade.

Parte dos visitantes que se divertem e gastam dinheiro em Ibicuí são provenientes de Iguaí e de outras regiões, moradores e filhos da cidade que passam férias ou vem para curtir o São João em Iguaí poderiam ser incentivados a curtir pelo menos uma noite na cidade.

Forro CRAS
Foto: Reprodução/Facebook CRAS Iguaí

Oferecer uma festa cultural, bem São João “Pé de Serra”, é um atrativo incentivador. Temos Quadrilhas Juninas, artesãos de qualidade, uma praça já com um pequeno palco, com a Igreja católica ao fundo dando um ar de cidade do interior, povo acolhedor e criativo, belezas naturais e, sobretudo tradição em comemorar festejos juninos certificam que não podemos ficar de fora deste evento que comprovadamente movimenta a economia da cidade.

Evento junino Igreja
Foto: Arquivo Iguaí Bahia

A prova maior do potencial do município foi os dois eventos realizados com sucesso de público e opinião neste mês de junho. O primeiro realizado no dia 17 pela Secretaria de Trabalho e Ação Social e o segundo evento realizado no dia 21 pela Igreja Católica.

Concorrer com Ibicuí, não é o foco, o objetivo é movimentar a economia, dar outra opção de festa, com contexto diferente do que é realizado na cidade vizinha.

Nada de festa privada, é forró pé de serra na praça, dois dias de festa, sendo que a Igreja já organiza uma, ambiente rústico de arraial, duas atrações no dia, pode-se unir o poder público e o comércio local, sanfoneiros que tocam na festa em Ibicuí podem ter um custo menor pela proximidade das cidades, atrações culturais da própria cidade dariam o charme especial para a festa, além de incentivar a cultura local.

Por: Site de notícias Iguaí Bahia

Sobre Wendel Oliveira | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Conselho Municipal de Cultura de Ibicuí se reúne nesta quarta (31)

Para traçarem novas perspectivas e projetos culturais o Conselho Municipal de Cultura de Ibicuí se ...

Deixe um comentário