Home / IGUAÍ / Eventos realizados em junho em Iguaí mostram o potencial da cidade para se inserir nos festejos juninos

Eventos realizados em junho em Iguaí mostram o potencial da cidade para se inserir nos festejos juninos

São João Da BahiaPassados os festejos juninos, voltamos à vida normal, trabalho, volta às aulas, horários, enfim; rotina sendo organizada, mas o que o nosso site tem observado e coloca em discussão, é o potencial da cidade de Iguaí para também se inserir nos festejos juninos.

É evidente que muito próximo, a 16 quilômetros do município de Iguaí, esta uma das maiores festas de São João da Bahia, o São João tradicional de Ibicuí. Segundo a prefeita Gilnay Santana, no período junino a cidade de Ibicuí chega a receber mais de 40 mil visitantes, movimentando cerca de R$ 10 milhões na economia local.

São estes valores citados pela prefeita de Ibicuí que tornam atraentes o incentivo ao ressurgimento do São João de Iguaí, fazer parte deste bolo seria um grande incentivo para a economia local. Lojas, imóveis, serviços, pequenos vendedores e outras atividades comerciais “beberiam desta fonte” e colocaria dinheiro circulando na cidade.

Parte dos visitantes que se divertem e gastam dinheiro em Ibicuí são provenientes de Iguaí e de outras regiões, moradores e filhos da cidade que passam férias ou vem para curtir o São João em Iguaí poderiam ser incentivados a curtir pelo menos uma noite na cidade.

Forro CRAS
Foto: Reprodução/Facebook CRAS Iguaí

Oferecer uma festa cultural, bem São João “Pé de Serra”, é um atrativo incentivador. Temos Quadrilhas Juninas, artesãos de qualidade, uma praça já com um pequeno palco, com a Igreja católica ao fundo dando um ar de cidade do interior, povo acolhedor e criativo, belezas naturais e, sobretudo tradição em comemorar festejos juninos certificam que não podemos ficar de fora deste evento que comprovadamente movimenta a economia da cidade.

Evento junino Igreja
Foto: Arquivo Iguaí Bahia

A prova maior do potencial do município foi os dois eventos realizados com sucesso de público e opinião neste mês de junho. O primeiro realizado no dia 17 pela Secretaria de Trabalho e Ação Social e o segundo evento realizado no dia 21 pela Igreja Católica.

Concorrer com Ibicuí, não é o foco, o objetivo é movimentar a economia, dar outra opção de festa, com contexto diferente do que é realizado na cidade vizinha.

Nada de festa privada, é forró pé de serra na praça, dois dias de festa, sendo que a Igreja já organiza uma, ambiente rústico de arraial, duas atrações no dia, pode-se unir o poder público e o comércio local, sanfoneiros que tocam na festa em Ibicuí podem ter um custo menor pela proximidade das cidades, atrações culturais da própria cidade dariam o charme especial para a festa, além de incentivar a cultura local.

Por: Site de notícias Iguaí Bahia

Sobre Wendel Oliveira | IguaíBAHIA.com.br

Wendel Oliveira | IguaíBAHIA.com.br
Wendel Oliveira Sousa. Nasceu na cidade de Macaúbas, sertão da Bahia. Mora em Iguaí desde 2013. É professor de História e Filosofia. Também é 'apaixonado por rádio' e colaborador da Rádio Comunitária Iguaí FM, onde apresenta o Programa Em Pauta e o Esporte em Debate.

Veja Também

Iguaí: Ibiporanga II Vence Riachão de Lô na abertura do Campeonato Rural 2017

Na tarde deste domingo, 01 de Outubro de 2017, por volta dás 15h20, no distrito ...

Deixe uma resposta