Home / NOTÍCIAS / BAHIA / Afródromo, novo espaço do carnaval de Salvador

Afródromo, novo espaço do carnaval de Salvador

afrodromoO carnaval de Salvador de 2013 tem um novo espaço alternativo dedicado a blocos afros e afoxés, idealizado para o bairro do Comércio. Batizado de ‘Afródromo’, o local contará com 2,5 quilômetros de extensão, com início no Moinho de Salvador, situado na Avenida da França. Os desfiles serão no domingo, segunda e terça-feira de carnaval.

A proposta é dar maior visibilidade aos blocos afro. “Queremos mais visibilidade para os blocos afro e entidades de matriz africana”, declara Alberto Pita, presidente do Cortejo Afro e da Liga dos Blocos Afro da Bahia, que acompanhou o músico Carlinhos Brown e o presidente do Ilê Aiyê, Antônio Carlos ‘Vovô’, na apresentação do projeto ao governador Jaques Wagner. O encontro ocorreu na quarta-feira (28).

De acordo com os organizadores do Afródromo, a ideia é proporcionar um “grande espetáculo” nos dias de carnaval. O ponto de partida dos desfiles será equipado com arquibancada com lotação de 20 mil pessoas. Os ingressos serão gratuitos. Além dos desfiles dos blocos afro que fazem parte da Liga, como Ilê Aiyê, Cortejo Afro, Muzenza, Filhos de Gandhy e Malê Debalê, entidades de matriz africana e outros convidados, como a Timbalada, estarão presentes no circuito do Comércio. Entidades internacionais e embaixadas de países africanos apoiam o projeto.

A abertura oficial do Afródromo ficará por conta de Carlinhos Brown, no domingo de carnaval, com o seu novo bloco, chamado “Desembarque Fascinante”. Ele comandará ainda o bloco “Universidade Baixa”, que levará ao Afródromo atrações de rock.

Os desfiles dos blocos afro estão previstos para iniciar a partir das 18h, considerado horário nobre na programação, atendendo a um antigo pedido das entidades. “A ideia é que os blocos afro tenham mais visibilidade porque no carnaval eles só conseguem sair de madrugada, apertados com outros blocos”, comenta Vovô do Ilê Aiyê. O “xaréu” será o desfile de encerramento de cada noite.

Afródromo Salvador carnaval (Foto: Mateus Pereira/Secom)Projeto pode trazer de volta uma réplica da
Caetanave (Foto: Mateus Pereira/Secom)

Tradições aliadas à modernidade
Além de atrações artísticas e culturais, um belo espetáculo visual está previsto para compor a cenografia do Afródromo. Telões de alta definição e projeções mapeadas, em que imagens são projetadas em variadas superfícies, como fachadas de prédios, farão parte da ornamentação do espaço.

Também está prevista a presença de uma réplica da Caetanave, a primeira estrutura que deu origem ao modelo atual do trio elétrico, que desfilou pela primeira vez nas ruas de Salvador no carnaval de 1972. “É a preservação das tradições com a modernidade”, definiu Pita.

As atividades do Afródromo estão previstas para acontecer durante o ano inteiro na região do Comércio e da Cidade Baixa. “O projeto é muito maior do que os três dias de carnaval. Há um mapeamento de espaços culturais para a realização de eventos”, explicou Pita. Espaços como o Museu do Ritmo, Cais Dourado, Igreja de São Joaquim e outros locais até o bairro da Ribeira receberão atividades culturais.

Sobre Beto Batalha | IguaíBAHIA.com.br

Érito Roberto (Beto Batalha) - Criador do Site IguaiBAHIA. Criado em Iguaí, onde viveu e estudou até os quatorze anos. Mudou-se para São Paulo em 1980, onde vive até hoje. Formado em Direito. Casado, com Maria do Socorro Rosa Freire, pai de 4 filhos, (dois do primeiro casamento, e dois do segundo casamento). Trabalha atualmente no Ministério Público do Estado de São Paulo.

Veja Também

Desafio Mucugê de Mountain Bike acontecerá dias 04 e 05 de setembro com protocolos de biossegurança

Eleita em 2019 como uma das melhores provas de mountain bike do Estado e a ...

Deixe um comentário