Home / DESTAQUE 1 / Moradores de Iguaí reivindicam recuperação de estrada

Moradores de Iguaí reivindicam recuperação de estrada

Moradores do município de Iguaí (cidade  500 km a sudoeste de Salvador), conhecida por suas  serras, vales e cachoeiras, cobram há pelo menos dois anos  investimentos para  recuperação e sinalização dos 52 km da BA-262 (principal via de acesso até Poções, na BR-116).

Estrada BA 262
Trecho da BA 262 que liga os municípios de Iguaí e Nova Canaã a Poções

“No percurso, que fazíamos entre 30 e 40 minutos, agora gastamos quase duas horas, dependendo do fluxo de veículos”, reclamou o funcionário público Ronecson Gomes, destacando que há mais de dois anos a situação só se agrava.

BA 262 | Foto: Reprodução/TV Bahia

Acesso difícil

Gomes salientou que Iguaí fica a 117 km de Vitória da Conquista, cidade que é referência da região sudoeste. “E é para lá que convergem principalmente as pessoas que têm problemas graves de saúde, estudantes e comerciantes. Os buracos ao longo da estrada estadual têm sido um tormento para todos”.

Também lembrou que a população tem cobrado que a estrada seja recuperada, “inclusive com protestos da sociedade civil”. Observou que muitos  assaltos e acidentes ocorrem no trecho por causa dos buracos existentes.

Turismo caiu

Secretário de Turismo de Iguaí, Nelo Ferrari ressaltou que a atividade está perdendo força desde que os buracos  se intensificaram. E lamentou a pouca sinalização da estrada. “As pessoas que  frequentam a cidade também reclamam”.

Iguaí faz parte da Zona Turística Caminhos do Sudoeste e tem uma natureza privilegiada, constituída por mais de duas mil nascentes, 180 cachoeiras, trilhas ecológicas por vales e serras, disse Ferrari. Ele lamenta “o abandono da região, que,  sem uma estrada boa, não consegue atrair visitantes e   o comércio se enfraquece”.

Nelo Ferrari salientou que  o município tem lugares ideais para a prática do turismo rural e de aventura, “que durante muitos anos vem propiciando momentos de lazer, descontração e alegria aos seus visitantes”. Lembrou que a região  atrai principalmente moradores da  sudoeste, por meio do turismo regional.

APA

“Para preservar nosso patrimônio, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado criou a Área de Proteção Ambiental (Apa) Serra do Ouro, que abrange 50.667.62 hectares. Temos muitos atrativos e estrutura de hospedagem, o que nos falta é condições para que o público volte a Iguaí”, asseverou.

Em nota, a Superintendência de Infraestrutura de Transportes destacou que vem realizando serviços de manutenção rotineira (operação tapa-buracos) na BA-262,  trecho que liga Poções a Nova Canaã,  de 47 km de extensão. E garantiu que   uma nova equipe será contratada com o objetivo de  dar celeridade à operação, que seguirá até a cidade de Iguaí, melhorando a trafegabilidade   de veículos nesta região do sudoeste baiano.

Por Miriam Hermes | Portal A Tarde 

Sobre Redação | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Iguaí: Secretaria Municipal de Educação divulga Calendário Escolar 2017 da Rede Pública de Ensino

Nesta terça-feira (21), a Secretaria Municipal de Educação – SME, por meio de sua Secretária, ...