Home / DESTAQUE 1 / XI Romaria Serra do Ouro em Iguaí revela o desmatamento do local
Local esta sendo desmatado sem controle necessário (Foto: Facebook)

XI Romaria Serra do Ouro em Iguaí revela o desmatamento do local

Durante a XI Romaria Serra do Ouro que aconteceu neste domingo (30/08), diversos registros de romeiros que participavam da caminhada, identificaram o desastre ecológico que se anuncia nesta região. As fotos foram postadas em redes sociais e chamou a atenção dos internautas.

Local esta sendo desmatado sem controle necessário (Foto: Facebook)
Local esta sendo desmatado sem controle necessário (Foto: Facebook)

Atualmente a APA Serra do Ouro, uma unidade de conservação destinada a proteger e conservar a qualidade ambiental e os sistemas naturais ali existentes, para a melhoria da qualidade de vida da população local e para a proteção dos ecossistemas regionais, encontra-se sem um gestor para realizar os trabalhos necessários para a conservação deste local (Serra do Ouro) e demais regiões.

A Romaria Serra do Ouro revelou a necessidade de preservação do local. (Foto: Facebook)
A Romaria Serra do Ouro revelou a necessidade de preservação do local. (Foto: Facebook)

A APA (Área de Proteção Ambiental) tem por objetivo primordial conservar os processos naturais e a biodiversidade da localidade e orientar o desenvolvimento, adequando às várias atividades humanas às características ambientais da área/região.

A tradicional Romaria levou diversas pessoas para subirem a Serra do Ouro. (Foto: FacebooK)
A tradicional Romaria levou diversas pessoas para subirem a Serra do Ouro. (Foto: FacebooK)

Desmatamento no Brasil

O Brasil é o segundo país com a maior cobertura vegetal do mundo, ficando atrás apenas da Rússia. Entretanto, o desmatamento está reduzindo de forma significativa à cobertura vegetal no território brasileiro. São aproximadamente 20 mil quilômetros quadrados de vegetação nativa desmatada por ano em consequência de derrubadas e incêndios.

Esse processo acarreta vários fatores negativos ao meio ambiente, entre eles se destacam: perda da biodiversidade, empobrecimento do solo, emissão de gás carbônico na atmosfera, alterações climáticas, erosões, entre outros.

O desmatamento no Brasil ocorre principalmente para a prática da atividade agropecuária. Porém, a construção de estradas, hidrelétricas, mineração e o processo intensivo de urbanização contribuem significativamente na redução das matas.

Conforme cálculos do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial, a área desmatada na Amazônia até o ano de 2002 era superior ao tamanho do território francês. Isso se deve principalmente à extração de madeira e atividade agropecuária. De acordo com pesquisas do Ministério do Meio Ambiente, foi constatado que 80% da extração da madeira na Amazônia ocorrem de forma ilegal.

A Mata Atlântica perdeu aproximadamente 93% da sua cobertura vegetal, restando apenas 7%. Do território brasileiro, 15% era ocupado pela a Mata Atlântica. Hoje é considerada a quinta área mais ameaçada do planeta.

A busca por um desenvolvimento econômico imediatista é o principal responsável pelos desmatamentos no Brasil, desprezando um possível desenvolvimento social e ecológico. O que futuramente acarretará problemas em grandes proporções.

Por | Site de Notícias Iguaí Bahia

Colaboração | Site Desmatamento no Brasil

Sobre Wendel Oliveira | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Conselho Municipal de Cultura de Ibicuí se reúne nesta quarta (31)

Para traçarem novas perspectivas e projetos culturais o Conselho Municipal de Cultura de Ibicuí se ...

2 Comentários

  1. Gente, o colcho inteligente completamente diferente de qualquer outro colcho teraputico. Nem preciso virar ele doutro lado. E o melhor, no afunda com o tempo, causando mais dor na coluna. Algum a j usou? beijos!

  2. Obrigada, pela sugesto. Foi de super ajuda pra mim. Vou falar para meus parentes tambm darem uma olhada no site, j que por aqui sempre tem algum com essas dores pensando em fazer cirurgia de hrnia de disco.

Deixe um comentário