Home / DESTAQUE DE GIRO / Alemanha vence Argentina e conquista tetracampeonato

Alemanha vence Argentina e conquista tetracampeonato

Após 24 anos de espera, a Alemanha voltou ao topo do futebol mundial. Neste domingo, no templo sagrado do Maracanã, a ‘Mannschaft’ derrotou a Argentina por 1 a 0 na prorrogação e conquistou sua quarta Copa do Mundo.

Mario Goetze chuta a bola para o gol que renderia tetracampeonato para a Alemanha

O gol do tetracampeonato alemão veio apenas aos 12 minutos do segundo tempo da prorrogação com Mario Götze, que recebeu ótimo passe de Schurrle, dominou no peito e tirou de Romero sem deixar a bola cair.

A vitória também representa a redenção de Gotze, que começou o Mundial como titular, mas perdeu a vaga depois de algumas fracas atuações. Agora, o jovem atacante se tornou o herói da grande conquista da ‘Mannschaft’.

É difícil questionar o merecimento da seleção alemã, que chegou à final ao massacrar o Brasil por 7 a 1 na semifinal. A Alemanha iniciou um projeto de reformulação da equipe nacional para a Copa de 2006 depois do vice-campeonato mundial em 2002, derrotada por 2 a 0 pelo Brasil.

Já a Argentina de Alejandro Sabella acabou não conseguindo vingar a seleção de 1990, quando perdeu a final para a própria Alemanha, e terá que ficar pelo menos por mais quatro anos na fila.

Khedira se lesiona aquecendo

A festa estava pronta. Cerca de 74 mil torcedores de várias nacionalidades lotaram o Maracanã para ver Alemanha e Argentina decidirem o título da 20ª Copa do Mundo.

Apesar do esforço para poder jogar a grande final, Di María, que sentiu a coxa nas quartas de final contra a Bélgica, não se recuperou a tempo, mas ficou no banco de reservas.

Em seu lugar, o técnico Alejandro Sabella optou por escalar a mesma equipe que havia mostrado muita solidez contra a Holanda, nas semifinais, deixando Enzo Peréz e Lucas Biglia entre os 11 titulares.

Na Alemanha, Joachim Low foi obrigado a inovar. O volante Khedira, titular absoluto, sentiu dores no aquecimento e deu lugar a Christoph Kramer, jovem de 23 anos.

A proposta de jogo das duas equipes ficou evidente desde os primeiros minutos.

Sabendo da qualidade incomparável do meio-campo alemão, a Argentina se fechou bem atrás e deixou os europeus com a posse de bola, na esperança de matar o jogo no contra-ataque, graças à velocidade do craque Lionel Messi e de Ezquiel Lavezzi.

Aos 4 minutos, a estratégia argentina quase deu certo de cara. Lavezzi puxou contra-ataque pela direita, Higuaín recebeu dentro da pequena área e chutou cruzado. Neuer fez golpe de vista.

No ataque seguinte, aos 8, Messi deu a primeira arrancada, também pela direita, e deixou Hummels, um dos melhores zagueiros da Copa, para trás com extrema facilidade. Ao chegar na linha de fundo, o atacante cruzou para ninguém e a zaga alemã afastou o perigo.

Higuaín, autor do gol salvador contra os belgas, nas quartas, teve, em seguida, a chance que todo matador pede a Deus.

Aos 21 minutos, o centro-avante do Napoli recebeu um presente de Kroos, que recuou errado de cabeça, e apareceu cara a cara com Manuel Neuer. Na hora do chute, Higuaín se precipitou e errou completamente a pontaria, mandando a bola pela linha de fundo.

Aos 30, Higuaín teve oportunidade de se redimir. Lavezzi recebeu de Messi pela direita e cruzou na medida para o atacante, que pegou de primeira na marca do pênalti e balançou as redes.

Higuaín saiu comemorando como um louco, como se tivesse marcado o gol do título argentino, mas mal sabia ele que o árbitro já tinha paralisado corretamente o lance por impedimento.

Para piorar a situação da Alemanha, Kramer, que começou como titular por causa da lesão de Khedira, também se machucou e precisou ser substituído. O atacante Andre Schurrle entrou em seu lugar.

Os alemães contavam com o apoio da torcida brasileira, que gritava ‘Olé!” a cada toque de bola e respondia aos cantos argentinos com o famoso “Mil gols, Mil gols, só o Pelé!”. Os desfalques inesperados evidenciaram a qualidade do elenco alemão, que não perdeu a qualidade do seu jogo.

No fim do primeiro tempo, os comandados de Low colocaram a bola no chão e começaram a assustar o goleiro Sergio Romero.

Aos 37, Thomas Muller, com muita liberdade tática para se movimentar pelo campo, apareceu pela direita, deu um lindo drible de corpo em Zabaleta e ajeitou para Schurrle. O atacante do Chelsea pegou de primeira e Romero precisou espalmar para escanteio.

Ozil, sumido em campo, apareceu aos 43 e fez grande jogada. O meia do Arsenal tirou dois marcadores com um toque sutil e tocou para Kroos finalizar. Romero defendeu com segurança.

Nos acréscimos, a Alemanha quase abriu o placar. Num escanteio da direita, o zagueiro Howedes se adiantou à marcação e acertou uma bomba de cabeça que foi parar na trave argentina.

Jogo truncado

Após um primeiro tempo muito movimentado e emocionante, digno de uma final de Copa do Mundo, as duas equipes voltaram a campo para os últimos 45 minutos com as mesmas posturas.

Sabella, porém, tirou Lavezzi e colocou Sergio Aguero, habitual titular que ainda se recupera de uma lesão na coxa.

Como na primeira etapa, a Argentina foi a primeira a assustar o gol adversário.

Logo aos 3 minutos, Messi recebeu livre pela esquerda, invadiu a área e chutou cruzado. A bola passou perto da trave de Neuer.

Mas, dessa vez, a Alemanha demorou menos para reagir, conseguiu trocar passes com qualidade e parou de dar espaços ao ataque argentino.

Como a equipe de Sabella também se manteve sólida na defesa, o segundo tempo acabou sendo mais truncado do que o primeiro, com menos lances de perigo.

Messi, sempre ele, tentou acabar com a apatia ofensiva argentina apenas aos 33, quando recebeu na entrada da área, cortou para a esquerda e tentou chutar colocado. A bola saiu pela linha de fundo.

Nos últimos dez minutos de jogo, a Alemanha buscou de forma mais agressiva o gol do título, mas acabava pecando no último toque.

Aos 38, Ozil recebeu na ponta direita e rolou para Kroos finalizar na entrada da área. O chute saiu fraco e à direita do gol de Romero.

Não houve jeito de desempatar a final da Copa do Mundo no tempo regulamentar e os dois times tiveram que encarar a prorrogação, algo que ambas as equipes já haviam feito neste Mundial.

Götze heroico

No primeiro lance do tempo extra, a Alemanha quase marcou. Götze, que entrou no lugar de Klose, tocou e Schurrle, mais uma vez, chutou para boa defesa de Romero.

A torcida da Argentina, conhecida por nunca parar de cantar e apoiar seus jogadores, compareceu em grande número ao Maracanã, mas pareceu sentir o melhor momento europeu no jogo. Os argentinos só voltaram a incentivar o time aos 7 minutos, quando Palácio recebeu ótimo lançamento e ficou na cara do gol alemão. O atacante tentou encobrir Neuer, e a bola acabou saindo pela linha de fundo.

Mais sólida e corajosa, a Alemanha foi recompensada aos 12 minutos do segundo tempo da prorrogação.

O jovem Mario Götze, que entrou no lugar do veterano Miroslav Klose, recebeu ótimo passe de Schurrle, dominou no peito e tirou de Romero sem deixar a bola cair.

Com o gol, as torcidas brasileira e alemã, que por todo o jogo se uniram contra os rivais argentinos, explodiram de alegria.

Ao som do apito final, os ‘hermanos’ desabaram nas arquibancadas e em campo, chorando copiosamente mais uma derrota em finais para a Alemanha. Já os alemães, conhecidos pela frieza, não cabiam em si, e agora têm um quarto título mundial no currículo conquistado no país do futebol.

Com informações do Portal Exame 

Sobre Redação | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Iguaí: Secretaria Municipal de Educação divulga Calendário Escolar 2017 da Rede Pública de Ensino

Nesta terça-feira (21), a Secretaria Municipal de Educação – SME, por meio de sua Secretária, ...

Deixe um comentário