Home / NOTÍCIAS / BAHIA / Bahia será o estado mais beneficiado na segunda etapa do Mais Médicos

Bahia será o estado mais beneficiado na segunda etapa do Mais Médicos

A Bahia é o estado que receberá o maior número de profissionais na segunda etapa do programa Mais Médicos. Serão 282 médicos distribuídos em 109 municípios. A informação foi divulgada pelo secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, após a cerimônia de sanção da Medida Provisória (MP) do programa, nesta terça-feira (22), pela presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). “Na Bahia, o programa Mais Médicos é um sucesso e esta segunda etapa marcará mais avanços na saúde em todo o estado”, afirmou o secretário.

MÉDICOS

Sábado (26), chega o primeiro grupo para a segunda etapa do programa na Bahia. Segunda-feira (28) começa a semana de trabalho que vai durar cinco dias, com cursos para os profissionais. Segundo o secretário, o Mais Médicos vai permitir que a maioria da população baiana seja assistida. Nacionalmente, a presidente Dilma informou que, com o programa, 46 milhões de brasileiros serão atendidos com qualidade.

Lançado em julho, o programa foi aprovado pelo Congresso Nacional com objetivo de levar profissionais da saúde a áreas desassistidas no país. Os profissionais do Mais Médicos recebem bolsa de R$ 10 mil mensais, paga pelo Ministério da Saúde. Os municípios ficam responsáveis por dar alimentação e moradia aos participantes. Em 2014, o governo pretende ter 13 mil médicos no Brasil participando do programa.

A presidente fez uma homenagem a Juan Delgado, médico cubano que foi alvo de protestos quando chegou ao Brasil. Dilma disse que o profissional sofreu um “imenso constrangimento” em Fortaleza em agosto e pediu desculpas a ele, em nome do povo brasileiro. Delgado, que estava na plateia, se levantou e foi aplaudido. Dilma também homenageou os médicos brasileiros.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que o programa atende pedidos feitos por prefeitos de todos os partidos, que desejavam uma solução para a falta de profissionais de saúde no país. Ele também citou resultados do primeiro mês de vigor do programa. Segundo Padilha, em setembro, em todo o Brasil, os profissionais do Mais Médicos realizaram 320 mil atendimentos.

Com informações da Secom/BA

Sobre Redação | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Iguaí: Ibiporanga II Vence Riachão de Lô na abertura do Campeonato Rural 2017

Na tarde deste domingo, 01 de Outubro de 2017, por volta dás 15h20, no distrito ...

Deixe uma resposta