Home / DESTAQUE DE GIRO / Iguaí sediará Dia Nacional da Juventude 2013
Foto: Reprodução da internet

Iguaí sediará Dia Nacional da Juventude 2013

O Dia Nacional da Juventude 2013 será realizado no dia 13 de outubro, em Iguaí. Jovens das cidades vizinhas, pertencentes ao Vicariato São Marcos, participarão do evento.

Juventude e sonhos são duas palavras inseparáveis. Quando as diversas juventudes, nas suas realidades específicas, unirem os gritos pela concretização dos seus sonhos, o mundo pode ter novas esperanças. Não há como não acreditar na vitalidade e no entusiasmo dos jovens.

Com esse objetivo que no dia 13 de outubro, a cidade de Iguaí será cede de mais um DNJ, que nos últimos anos foram realizados em cidades vizinhas, tais com Ibicuí 2010, Poções 2011, Planalto 2012 e agora em Iguaí em 2013.

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) quer exatamente que os sonhos juvenis não sejam sonhados sós. Jovens se organizando e adultos acreditando neles produzirão novos raios de vida para a sociedade. Assim, cada vez que passarmos pelo último domingo de outubro daremos mais um passo em direção a um novo mundo possível.

Neste ano o DNJ terá como tema: ‘’ Juventude e Missão ‘‘. Junto com o Lema: ‘’Jovem! Levanta-se e seja fermento. ‘’

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade.

Todo o ano organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. Nos dizeres de Dalmo Coelho C. Filho, “a juventude brasileira é uma das parcelas mais sofridas da sociedade (a mais atingida pelo desemprego e pela violência), mas a alegria e a vontade de estar junto também são uma de suas marcas”.

O DNJ é o principal evento da Pastoral da Juventude e acontece em todo o país, em todos os estados. Foi pensado como um dia em mutirão, planejado antecipadamente, com a divisão de tarefas bem definida e uma boa avaliação ao final.

 O período de existência do DNJ tem sido um tempo de discussões férteis entre os grupos de todo o Brasil, na intenção de promover o protagonismo juvenil, defender a vida da juventude, anunciar sinais de vida e denunciar sinais de morte.

 O que vem a agregar no DNJ esse ano acontecer em Iguaí, é que será realizado um dia após o encerramento da festa da padroeira 2013, sendo isso trazendo a esperança de trazer muito mais fiéis católicos e jovens para esse grande evento que espera receber católicos de Ibicuí, Nova Canaã, Poções, Planalto, Bom Jesus Da Serra, Caetanos e demais cidades vizinhas.

Por Luan Soares

Sobre Redação | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Iguaí: Secretaria Municipal de Educação divulga Calendário Escolar 2017 da Rede Pública de Ensino

Nesta terça-feira (21), a Secretaria Municipal de Educação – SME, por meio de sua Secretária, ...

Deixe um comentário