Home / DESTAQUE DE GIRO / Embasa interrompe fornecimento de água nesta quarta (24) em Iguaí
Logomarca da Embasa | Foto: reprodução

Embasa interrompe fornecimento de água nesta quarta (24) em Iguaí

A Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A) suspendeu, desde às 8 h desta quarta-feira (24), o fornecimento de água às residências do município.

 

Logomarca da Embasa | Foto: reprodução
Logomarca da Embasa | Foto: reprodução

De acordo com informações da empresa, estão sendo realizadas manutenção na Estação de Tratamento de Água. A Embasa informa a população que o fornecimento voltará ao normal a partir das 10 h desta quinta-feira (25).

Sistema de abastecimento de água

O tratamento da água que chega em sua casa é realizado numa  estação de tratamento de água, através do processo de clarificação de fluxo ascendente (Filtro Russo), em que as fases são: Coagulação,  Floculação, Filtração, Desinfecção e Fluoretação. A vazão de captação, no Rio Preto, é de 30,6 litros por segundo (L/s) e a capacidade nominal de tratamento do sistema é de 38 L/s.  Funcionando em regime de operação de 20 horas por dia, a estação  produz em média 2.203 m³/dia. Os produtos químicos são os
universalmente empregados.

A unidade da empresa responsável pela produção e distribuição de  água para consumo humano nesta região é a Superintendência da Região  Sul, situada na 4ª Avenida, n° 420, Centro Administrativo da Bahia – CAB,  Salvador/BA, tel.: (71) 3372-4885.

A Secretaria Municipal de Saúde é responsável por exercer a  vigilância da qualidade da água no seu município e está situada na  Praça Manoel Novais, Nº148, tel.: (73) 3271-2024.

Mananciais

A água que abastece seu município provém da bacia hidrográfica do Rio  de Contas. Em suas bacias e margens, há culturas agrícolas, principalmente cacau, banana e hortifrutigranjeiros, além de atividade pecuária. Suas águas não estão isentas de contaminação por defensivos agrícolas.

Até o momento, as águas do Rio Preto são de boa qualidade e se  enquadram como apropriadas ao tratamento e distribuição para consumo  humano. Através dos parâmetros analisados, não há evidências de que existe contaminação por elementos e/ou substâncias químicas indesejáveis.

A Embasa através do seu Laboratório Central, em Salvador,  acompanha a qualidade da água deste manancial. O órgão responsável pelo monitoramento e proteção dos  mananciais, na Bahia, é o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos INEMA.

A empresa

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. – Embasa –, é uma empresa de economia mista e capital fechado, com sede na 4ª Avenida, n° 420, Centro Administrativo da Bahia – CAB –, Salvador, BA, tel.: 0800 0555 195. Seu principal acionista é o Governo do Estado da Bahia. A atribuição principal da empresa é construir, operar e manter sistemas de abastecimento de água e
esgotamento sanitário.

Para mais informações acesse o site www.embasa.ba.gov.br ou visite o escritório da empresa em Iguaí, na Rua Presidente Dutra. Telefone para contato (73) 3271-2181.

Com informações da Embasa

Sobre Redação | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Iguaí: Secretaria Municipal de Educação divulga Calendário Escolar 2017 da Rede Pública de Ensino

Nesta terça-feira (21), a Secretaria Municipal de Educação – SME, por meio de sua Secretária, ...

Deixe um comentário