Home / NOTÍCIAS / BAHIA / Inema prevê final de semana com característica de inverno em boa parte da Bahia

Inema prevê final de semana com característica de inverno em boa parte da Bahia

O inverno começa no dia 21 de junho, mas durante este final de semana, conforme as previsões meteorológicas, as condições do tempo em boa parte da Bahia já deverão ter as características dessa estação, principalmente, na faixa centro-leste do estado, onde o predomínio será de céu encoberto e chuvoso.

inverno

De acordo com boletim divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (Inema) no período entre esta sexta-feira (7) até o próximo domingo (9) a temperatura será amena, com índices variando entre mínimas de 19ºC e máximas de 31ºC nas regiões do Recôncavo, nordeste e sul do estado. A umidade que vem do Oceano Atlântico deverá contribuir para intensificar as chuvas, principalmente, na faixa litorânea dessas regiões.

Na área mais central da Bahia, como as regiões da Chapada Diamantina e sudoeste, a sensação já é de inverno. Nessas regiões são esperados os menores índices de temperatura, com mínima podendo chegar aos 14°C. Durante a noite e nas primeiras horas da manhã, a neblina acompanhada de chuva fraca pode intensificar o frio, que é típico do inverno.

Salvador

Ainda segundo o boletim do Inema, na faixa centro-oeste do estado, que inclui as regiões norte, São Francisco e oeste, o ar seco que manterá o céu ensolarado e com poucas chances de ocorrer chuvas. Também são nessas regiões onde são esperadas a temperatura mais elevada do estado, com máximas podendo chegar aos 34ºC.  Ainda assim, nas áreas serranas das regiões do São Francisco e do oeste também está prevista baixa temperatura, principalmente durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã, quando a mínima poderá chegar aos 16°C.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana da capital, as previsões divulgadas pelo Inema indicam que a umidade que vem do Oceano Atlântico deverá manter o céu encoberto e chuvoso. Além disso, o tempo abafado, associado a essa umidade e a temperatura de até 29°C, aumenta a possibilidade de intensificação da chuva.

Maré e IUV’s

Entre esta sexta-feira e o próximo, a maré deverá atingir sua altura máxima em torno das 4 e das 16h, com índices variando de 1,9 a 2,2 metros. A altura mínima deverá ocorrer por volta das 10h e das 22h, podendo variar de 0,3 a 0,5 metro. As ondas para este final de semana deverão ter fraca agitação, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metros.

As estações do outono e inverno têm como característica a redução na incidência de radiação solar no Hemisfério Sul e, consequentemente, dos índices de radiação ultravioleta (IUV’s). De acordo com as previsões do Inema para este final de semana, os IUV’s deverão variar de 6 a 8, que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), fazem parte das categorias ‘Alta’ e ‘Muito Alta’.

Com isso, deverão ser mantidos os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, entre as 10 às 16 horas. Para tanto, é recomendada a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, que podem minimizar os danos nocivos à saúde, sobretudo, a pele e aos olhos.

Com informações da Secom – BA

Sobre Redação | IguaíBAHIA.com.br

Veja Também

Vídeo: Festa De Setembro De Iguaí 2017, A Melhor Festa De Todos Os Tempos!

Deixe uma resposta